Na tarde desta sexta-feira, o Clube dos 13 anunciou que a Rede TV venceu a licitação de transmissão do Campeonato Brasileiro, em uma proposta única. Os clube dissidentes, por outro lado, já receberam as ofertas da rede Globo, que negocia individualmente com as doze agremiações.
O Coritiba é um exemplo de time que saiu da negociação com o Clube dos 13 para fazer a comercialização individualmente. A Globo o ofereceu uma proposta com a cifra aproximada em R$ 27 milhões, incluindo todas as propriedades.
Em comparação, o Coritiba recebia R$ 13 milhões de direitos televisivos por Campeonato Brasileiro durante o triênio de 2009 a 2011. O clube, que estava no grupo dos que menos recebiam no C13, ganharia dessa maneira uma valorização de mais de 100%.
A proporção é comparável à valorização do acordo conseguido pelo Clube dos 13, com a proposta da Rede TV que chegou a R$ 500 milhões anuais. Porém, a negociação com o C13 dificilmente sairá do papel porque a emissora se recusa a fechar contrato sem a garantia dos 20 clubes que formam o grupo.
A situação não está próxima de ser contornada. Assim como o Coritiba, os outros doze clubes já receberam proposta informal da rede Globo, que mantém a vantagem de manter o maior valor de mídia, o que garante aos clubes um maior interesse de patrocinadores.