Quem acompanha o futebol há um pouco mais de tempo irá se lembrar da presença recorrente da Diadora nos gramados brasileiros. A marca italiana foi fornecedora de material esportivo do Palmeiras, de 2003 a 2005. Em 2018, ela esteve com o Vasco.
Em tempos mais recentes, a empresa andou afastada do esporte mais popular do país. Mas essa situação está mudando. Este ano promete ser o da retomada da Diadora no futebol. A marca iniciou 2024 como fornecedora da Ponte Preta, que disputa a Série B do Brasileirão.
Em entrevista à Máquina do Esporte, Milton de Souza, diretor geral da Diadora no Brasil, comentou sobre a importância dos investimentos em futebol para a estratégia da empresa.
“Com o objetivo de acelerarmos o crescimento da marca Diadora no mercado brasileiro, retomamos a estratégia com clubes de futebol como alavanca neste processo. Nossa equipe está em constante prospecção de clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro e que tenham grande relevância nos mercados locais”, afirmou o executivo.
Outros clubes
Souza comentou sobre a tentativa da marca de fechar contrato com o Remo, que disputa a Série C do Brasileirão e é um dos clubes mais populares do Pará. O diretor também revelou as vantagens que chegaram a ser oferecidas pela marca na proposta para o time paraense. “Além do fornecimento de material esportivo, em nossa proposta inclui a gestão do varejo das lojas próprias e e-commerce do Remo”, afirmou.
Apesar dessa investida da Diadora, o Remo optou por renovar o acordo com a Volt Sport, iniciado em 2021 e que se encerraria no fim do ano passado.
Além dessa tentativa com o Remo e do contrato com a Ponte Preta, a Diadora possui parcerias com São José, de São José dos Campos (SP), que disputará a Série D do Brasileirão em 2024, e Sfera, clube de futebol fundado em 2021 e voltado à formação de atletas.
“Em 2024 o São José voltará ao cenário nacional, nosso apoio marca essa nova fase do clube. Já em relação ao Sfera, que trabalha com a formação de atletas, acreditamos no potencial do clube para transformar a sociedade através do esporte e desenvolver os próximos craques do Brasil e mundo”, explicou Souza.
O diretor também lembrou que a relação da marca com o futebol é antiga e remonta à década de 1980, quando a Diadora passou a apoiar atletas ao redor do mundo.
Entre as celebridades que já tiveram contrato com a marca estão o argentino Ariel Ortega e o italiano Francesco Totti. “No Brasil nossa trajetória foi fortemente marcada pela parceria com grandes clubes nacionais”, disse Souza.