A Liga Alemã de Futebol (DFL) divulgou, nesta terça-feira (30), os detalhes da licitação para o próximo ciclo dos direitos de mídia para as temporadas entre 2025/2026 e 2028/2029.
O edital abrange todos os jogos da Bundesliga e da Bundesliga 2, incluindo os playoffs de rebaixamento e a Supercopa em países ou regiões de língua alemã, como Áustria, Suíça, Liechtenstein, Luxemburgo, Bélgica Oriental (Bélgica) e Bolzano (Itália).
A oferta incluirá a implementação de inovações tecnológicas, com 28 câmeras sendo utilizadas nos principais jogos. Além disso, os novos parceiros de mídia terão um orçamento disponível para implementar novas tecnologias.
De olho nas gerações mais novas, estão previstas transmissões voltadas para crianças e jovens, como produções ao vivo otimizadas para smartphones no formato vertical, bem como mais entrevistas, fornecimento de conteúdo dos clubes e novos formatos de séries, que deverão ser oferecidos aos novos parceiros.
Atualmente, a maior parte dos direitos está nas mãos da Sky e do DAZN, em um contrato que valerá até o final da campanha 2024/2025 e que foi iniciado há quatro anos no valor de cerca de € 1,1 bilhão anuais.
Pacotes
A princípio, serão ofertados quatro pacotes, cada um incluindo diferentes aspectos dos jogos. O comprador terá autorização para transmissão em TV aberta, paga, internet e streaming.
Um dos pacotes inclui os direitos de transmissão de todos os jogos da Bundesliga às sextas e sábados, sendo os jogos do domingo um pacote adicional.
Vale destacar que uma alteração significativa será a realização de 15 partidas por temporada aos domingos, no horário das 19h30, envolvendo clubes que disputam torneios internacionais. Anteriormente, eram 10 jogos.
A estrutura de calendário de jogos será mantida durante o período, com horários de início estabelecidos a partir de 2025/2026.
Exclusividade
O que pode ser considerada a maior novidade é que, pela primeira vez desde 2012, não haverá uma proibição para compradores individuais, permitindo que um parceiro adquira todos os quatro pacotes de transmissão.
Isso ocorre porque a agência que regula a competição de mercados internos da Alemanha optou, desta vez, por não intervir neste setor da licitação, abrindo brecha para um parceiro exclusivo.
Mais TV aberta
A flexibilidade na transmissão de jogos pela TV aberta será ampliada, com pelo menos nove partidas da temporada sendo exibidas ao vivo, incluindo o jogo de abertura da temporada da Bundesliga e diversas partidas da Bundesliga 2.
Além disso, os licitantes vencedores dos direitos de TV por assinatura terão a oportunidade de transmitir alguns jogos gratuitamente, seja em seus próprios canais ou em colaboração com outros, o que deve beneficiar a segunda divisão, uma vez que estes jogos serão da Bundesliga 2.
A licitação está aguardando a revisão final do órgão regulatório para ser aberta. A DFL espera enviar a documentação do concurso a partir de fevereiro, com o leilão previsto para começar em meados de abril.
Desafio
É notável que a DFL aposta em um conjunto de benefícios como atrativo para atrair parceiros com ofertas competitivas.
Neste novo ciclo, a entidade fornecerá, entre outras atrações, orçamento para implementação de novas tecnologias, aumento na oferta de conteúdo digital e produções ao vivo em formato vertical com o argumento de atrair os mais jovens.
Em 2023, a estratégia da entidade foi pulverizar os direitos internacionais em uma tentativa de voltar os olhares dos fãs para o Campeonato Alemão. Entretanto, a falta de competitividade interna é uma pedra no caminho. Há 11 temporadas, a Bundesliga não vê outro clube além do Bayern de Munique vencer o torneio.
Na atual temporada, no entanto, pode ser que as coisas mudem. Com 19 das 34 rodadas já disputadas, o Bayer Leverkusen, comandado pelo ex-jogador e treinador espanhol Xabi Alonso, lidera o campeonato, com 49 pontos. O papa-títulos Bayern de Munique figura em segundo lugar na tabela, com apenas dois pontos a menos.