O Palmeiras estuda abrir um processo de concorrência para escolher a agência que fará a venda de placas de publicidade estática para seus jogos como mandante no Campeonato Brasileiro. O projeto, revelado pelo site GE e confirmado pela reportagem da Máquina do Esporte, tem como objetivo ampliar o faturamento do clube com a comercialização, hoje a cargo da SportsHub.
A ideia, que é quase uma necessidade, surgiu depois que o Palmeiras viu Corinthians e Flamengo ampliarem significativamente o valor recebido pela venda de publicidade nos jogos do Brasileirão, a única competição do time profissional masculino que tem comercialização individualizada da propriedade.
Até o ano passado, somente os três clubes não tinham acordo com a Brax para a venda das propriedades. Neste começo de 2024, a agência fechou por cinco anos com o Corinthians por R$ 48 milhões ao ano, enquanto o Flamengo receberá ainda mais: R$ 66 milhões anuais. O Palmeiras não revela o valor que recebe anualmente da SportsHub, com quem tem contrato desde 2023.
A reviravolta das placas
A supervalorização das placas de publicidade aconteceu nos últimos dois anos, quando um racha dos clubes com a Sport Promotion levou ao fim do contrato com a empresa e à assinatura de novos acordos. Nesse período, a Brax surgiu como alternativa para diversos clubes, ficando apenas Corinthians, Flamengo e Palmeiras sem um contrato com a agência.
No ano de 2023, enquanto os dois times mais populares do país venderam por conta própria suas placas de publicidade, o Palmeiras optou por assinar um contrato com valor mínimo garantido com a SportsHub, que assumiu o risco do negócio.
Agora, isolado, o atual bicampeão nacional tenta valorizar suas propriedades a partir de uma concorrência que acontecerá apenas em 2025, já que o clube não pretende romper o acordo com a atual parceira.