Ponte Preta e Palmeiras encerraram no último domingo as transmissões da primeira fase do Campeonato Paulista. Com média de 17 pontos no Ibope, a Globo viu neste ano números inferiores aos apresentados em 2010. A explicação pode ser vista no modo como o torneio foi organizado, que esvaziou a import”ncia de cada partida em relação às disputas do ano anterior.
“Quem fez esse campeonato brincou de boneca até os 30 anos”. Assim o técnico do São Paulo, Paulo César Carpegiani, resumiu as suas críticas ao atual formato do Campeonato Paulista. Para o treinador, a primeira fase, com 19 jogos, pouco vale para os clubes, já que oito se classificam e há poucas vantagens para quem permanece nas primeiras colocações. De fato, a fórmula fez com que os últimos duelos perdessem import”ncia. O Corinthians, por exemplo, garantiu sua classificação há quase um mês, e jogou sua última partida com time inteiro reserva.
Com esse cenário, a Globo viu sua média de audiência ficar nos 18 pontos. Em 2010, esse número esteve em 20,7 na primeira fase. O pior momento naquele ano foi no jogo de abertura, com 16 pontos de média, na partida entre Corinthians e Monte Azul. Já em 2011, esse número foi igual ou inferior em seis oportunidades. Na pior delas, Grêmio Prudente e Santos tiveram apenas 10 pontos de média.
O melhor momento ficou no clássico entre São Paulo e Corinthians, que contou com dois fatos relevantes: Rogério Ceni marcou o centésimo gol de sua carreira, e o seu clube quebrou um tabu de quatro anos sem vitória sobre o rival. Em 2010, o Corinthians venceu o São Paulo com gol no fim do segundo tempo, e a partida também representou a maior audiência dessa fase no Campeonato Paulista: 27 pontos.
O clube com a melhor média de audiência nessa primeira fase foi o Corinthians, com 20,3 pontos. Em seguida, aparecem São Paulo e Palmeiras, com 18,8 e 18,6 respectivamente. Os três times tiveram seis partidas transmitidas. Com quatro jogos na Globo, o Santos ficou com 16,25 pontos de média.
Já a Bandeirantes não teve uma queda tão acentuada. Na partida entre Ponte Preta e Palmeiras, a emissora paulista conseguiu cinco pontos de média. Com isso, sua média em toda a primeira fase ficou em 6,15, contra 6,3 em 2010.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.