Em meio a uma epidemia de dengue no Brasil, a marca de material esportivo Speedo Multisport lançou a linha Reepel, que contém uma tecnologia que promete repelir o mosquito que causa a doença, bem como demais insetos. Segundo os dados divulgados nesta quarta-feira (6) pelo Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, o Brasil conta com 1.289.897 casos prováveis de dengue em 2024, com 329 óbitos confirmados e 767 ainda em investigação.
“Enquanto marca, é nossa obrigação entender a necessidade do consumidor e darmos uma resposta rápida. Neste momento, temos um problema gravíssimo acontecendo, e o nosso time de produtos focou em lançar algo realmente impactante e de acordo com a necessidade atual”, explicou Roberto Jalonetsky, CEO da Speedo.
“Agora, temos uma camiseta que realmente protege adultos e crianças dessa epidemia”, completou.
Tecnologia
A linha Reepel é feita de poliamida, e o tecido recebe uma camada adicional de proteção, servindo de barreira para diversos insetos que podem causar febre amarela, dengue, zika e chikungunya. Além disso, possui proteção UV50 contra raios solares.
A química que faz toda a proteção chama-se Insecta EC50 e foi desenvolvida na Bélgica. Cientistas identificaram que o piretro, um composto químico natural encontrado na natureza, é capaz de repelir os insetos. Baseados nessa descoberta, desenvolveram um composto sintético chamado permetrina.
No tecido, a permetrina mantém os insetos a uma distância de pelo menos 20cm. Isso faz com que, mesmo as áreas expostas, como mãos e cabeça, permaneçam protegidas pela camiseta. Segundo a marca de material esportivo, a nova linha suporta até 100 lavagens, não possui qualquer odor e não causa danos ao meio ambiente.