O Brasil não é o único país em que a negociação dos direitos de transmissão no futebol gerou uma crise política. No Reino Unido, a venda da Copa do Mundo e da Eurocopa gerou uma briga judicial envolvendo Fifa e Uefa.
As duas entidades questionam nos tribunais uma legislação do Reino Unido sobre a venda de direitos da Copa do Mundo e da Eurocopa. A região proibiu comercialização exclusiva das competições para rede fechada ou sistema de TV paga.
A decisão foi anunciada em fevereiro deste ano, quando a Corte Geral do Reino Unido incluiu a Copa do Mundo e a Eurocopa em uma lista de eventos protegidos na região. Por serem de interesse público, as coisas que fazem parte desse grupo devem ser obrigatoriamente exibidas na TV aberta.
Para a Fifa e a Uefa, porém, essa obrigatoriedade faz com que a venda não seja justa. Por conta disso, as entidades apelaram à Corte Europeia.
A Copa do Mundo de 2014 será exibida no Reino Unido por BBC e ITV. A discussão, portanto, é relacionada às edições do evento que forem realizadas a partir de 2018.