No último dia 6 de fevereiro, ESPN, Fox e Warner Bros. Discovery anunciaram uma joint venture que reunirá redes lineares (14 canais) e a ESPN+, em um novo serviço de streaming esportivo. Apesar da nova plataforma ainda não ter nome, sede, preço, conselho de administração e data oficial de lançamento, agora ela já tem um CEO.
O escolhido foi Pete Distad, ex-executivo da Apple que, no currículo, possui participações nos lançamentos de plataformas como Hulu, Apple TV+ e MLS Season Pass.
Ao todo, foram 10 anos trabalhando na Apple. Antes disso, Distad foi vice-presidente sênior de marketing e distribuição do Hulu e fez parte da equipe do lançamento original, supervisionando as áreas de aquisição e retenção de clientes, distribuição e marketing.
“Esta é uma oportunidade incrível de construir e desenvolver um produto diferenciado que atenderá aos fãs apaixonados por esportes nos EUA, fora do pacote tradicional de TV paga. Estou entusiasmado por poder reunir os portfólios de conteúdo esportivo dessas três empresas líderes do setor para oferecer um novo serviço de primeira classe”, afirmou o novo CEO.
A ideia dos três veículos envolvidos é usar a experiência de Distad para unir os mundos do TV e do digital e, assim, ganhar uma posição interessante no mercado o mais rápido possível. O novo CEO será responsável pela estratégia, distribuição, marketing e vendas do novo serviço.
“Pete é um inovador e líder talentoso que tem vasta experiência no lançamento e crescimento de novos serviços de vídeo. Estamos confiantes de que ele e sua equipe construirão um produto extremamente atraente e focado nos fãs para o nosso mercado-alvo”, destacaram ESPN, Fox e Warner Bros. Discovery em um comunicado conjunto.
A princípio, a nova plataforma deverá ficar sediada em Los Angeles, e o intuito é que esteja em pleno funcionamento ainda neste ano. No entanto, a imprensa norte-americana e também a europeia são taxativas em comentar que ainda há muita incerteza em torno do projeto.
O site britânico SportsPro Media, por exemplo, suscitou dúvidas como “se haverá tempo suficiente para construir a tecnologia e a infraestrutura empresarial necessárias para apoiar o serviço a tempo do lançamento”. Nos bastidores, fala-se que o objetivo é que a plataforma seja lançada a tempo de pegar o começo da temporada 2024/2025 da NFL, que terá início no dia 5 de setembro.