Na próxima quarta-feira, Dublin receberá o jogo final da Liga Europa, uma decisão portuguesa entre Porto e Braga. Segundo um estudo do Instituto Português de Administração e Marketing, o encontro irá gerar 71,4 milhões de euros entre gastos com alimentação, bilheteria, premiação e direito televisivo.
Contando apenas o que receberão os dois finalistas, a conta chega a 11 milhões de euros. Metade do valor total ficará para a economia portuguesa, longe da capital irlandesa. Serão 36,5 milhões de euros que serão gerados no país dos dois finalistas. Nessa conta, 82% fica concentrado em viagens de avião e em produtos comprados para as residências que vão acompanhar a partida.
Considerando a premiação e os direitos televisivos, Porto e Braga terão pouca diferença financeira ao final da partida, independente de quem for o campeão. A premiação da Uefa dará 3 milhões ao campeão e 2 milhões ao vice. Os 6 milhões de televisão são divididos igualmente.
Para Dublin, receber o evento também será um grande negócio. Segundo o estudo, das 50 mil pessoas que estarão presentes nas cadeiras do estádio Aviva, 40 mil ficarão hospedadas em hotéis da cidade. A conta inclui 200 mil refeições em restaurantes e 50 mil deslocações, o que renderá à capital irlandesa 9,8 milhões de euros.