Romerito terá mais uma homenagem do Fluminense. O ex-jogador e um dos maiores ídolos da história do clube carioca terá um licenciado com o seu nome, precisamente um boneco com desenho caricatural. Involuntariamente, o acordo vai se transformar em mais uma das ações de marketing do time para o seu aniversário de 109 anos, no dia 21 de julho.
A intenção inicial do Fluminense não era relacionar os dois fatos. No entanto, as negociações com Romerito atrasaram, o que fez com que o lançamento fosse feito em uma data muito próxima das festas. Logo, a diretoria de marketing do clube resolveu unir o boneco do ídolo com as outras ações planejadas.
Com Romerito, já está tudo acertado em termos contratuais. Agora, o clube espera apenas a arte final do boneco, para que ele possa ser finalmente fabricado. As ações para o aniversário do clube, por outro lado, ainda são mantidas em segredo.
Segundo o vice-presidente de marketing do Fluminense, Idel Halfen, a ideia de ações para o aniversário já estão encaminhadas e deve ser apresentadas para a torcida até o fim do mês. “Mas ainda não posso adiantar nada, porque não queremos criar expectativas que nós não podemos garantir que aconteçam”, afirmou.
Outro jogador que poderá ganhar uma versão em miniatura é bem mais novo que Romerito, mas que também tem se tornado um ídolo. O argentino Conca negocia com o clube para ter o seu boneco, mas ainda existem pendências contratuais para o clube anunciar o seu novo produto.
O lançamento de bonecos tem se tornado cada vez mais comum no futebol brasileiro. No próprio Rio de Janeiro, o Botafogo tem a sua versão com Maicosuel e Loco Abreu. Já na Gávea, o Flamengo planeja o lançamento da miniatura de Ronaldinho Gaúcho. Recentemente, foi a vez do Atlético Paranaense lançar o modelo de Paulo Baier.