O X (antigo Twitter) deverá lançar, em breve, seu próprio aplicativo para Smart TVs, similar ao que já é utilizado por outras plataformas como o YouTube.
O anúncio foi feito na última terça-feira (23), por Linda Yaccarino, executiva-chefe da rede social de Elon Musk, em postagem feita no próprio X.
Apesar de adiantar algumas funcionalidades do novo app do X (que, ao que tudo indica, serão parecidos aos já usados pelo YouTube), Yaccarino não estabeleceu a data em que o aplicativo poderá ser baixado pelos usuários. Ela apenas frisou que, “em breve”, ele estará disponível “na maioria das Smart TVs”.
Entre os recursos que estarão presentes no X TV App estão um feed algorítmico de conteúdo baseado no comportamento individual do usuário, visualização entre plataformas, pesquisa de vídeo “aprimorada” e transmissão ao vivo.
“Este será o seu companheiro ideal para uma experiência de entretenimento imersiva de alta qualidade em uma tela maior”, afirmou a executiva.
O novo app é visto como a principal aposta da rede para driblar sua crescente perda de receitas publicitárias, em meio às polêmicas em escala global criadas por seu proprietário, Elon Musk, que, recentemente, entrou inclusive em rota de colisão com o Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, com direito a críticas e acusações públicas ao presidente do órgão, o ministro Alexandre de Moraes.
Além das funcionalidades e da questão tecnológica, o X TV App deverá investir na questão do conteúdo, como uma forma de construir sua audiência e atrair investimentos publicitários.
A plataforma abrigará mídias de criadores de conteúdos e também investirá em programação original, o que incluirá esportes. Um exemplo é a Big3, liga de basquete 3×3 fundada pelo rapper americano Ice Cube e que fechou acordo para transmitir jogos ao vivo e outros conteúdos no X.
Isso sem contar a World Wrestling Entertainment (WWE), da TKO Group Holdings (subsidiária da Endeavor, recentemente adquirida pela Silver Lake), que já produz um programa de wrestling (luta livre) profissional de formato curto, denominado WWE Speed on X.
Desde que Elon Musk assumiu o controle do Twitter por US$ 44 bilhões em 2022, a rede passou por mudanças profundas, que não se restringiram ao nome. Medidas adotadas pelo bilionário com o intuito de reduzir custos e agregar novos recursos acabaram afetando a experiência dos usuários, com muitos optando por abandonar a rede.
O aumento dos casos de abusos on-line e as polêmicas públicas envolvendo a plataforma e seu dono (como as acusações de que o X viola as leis de combate ao conteúdo ilegal e a desinformação na União Europeia ou a insistência de Musk em permitir a veiculação do vídeo que mostra um religioso sendo esfaqueado dentro de uma igreja na Austrália) também contribuíram para afastar os anunciantes.