As partidas entre Corinthians e Fluminense, no domingo (28), e São Paulo e Palmeiras, na segunda-feira (29), válidas pela 4ª rodada do Brasileirão, serão marcadas por ações em apoio ao Abril Marrom, mês de prevenção e combate à cegueira no Brasil.
Embalada pela campanha “Pega Essa Visão”, a iniciativa será realizada em conjunto com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em reabilitação de pessoas cegas e com baixa visão, localizada em São Paulo (SP).
Em cada partida, 22 crianças cegas ou com baixa visão atendidas pela fundação, com idades entre 5 e 12 anos, entrarão em campo com os jogadores dos times, vestindo o colete em alusão à iniciativa.
Haverá também a exposição de faixas e leds antes dos jogos e durante os intervalos, com o slogan da campanha (“Pega Essa Visão”) e os canais de comunicação da Fundação Dorina Nowill.
Acompanhadas dos pais, as crianças assistirão aos jogos juntas, em um espaço preparado pela fundação, com equipamentos de audiodescrição para acompanharem os jogos.
Conscientização
O objetivo da ação é conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção à cegueira, que, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em cerca de 60% a 80% dos casos pode ser evitada.
No mundo, mais de 250 milhões de pessoas têm deficiência visual, sendo que 36 milhões delas são pessoas cegas. No Brasil, há 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 528 mil pessoas cegas e 6 milhões com baixa visão.