A tragédia do estado do Rio Grande do Sul atingiu todo o povo brasileiro. A Liga Nacional de Basquete (LNB) possui relação direta com duas comunidades impactadas pelas chuvas e enchentes: Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul. Ambas têm equipes participantes do NBB Caixa.
Desde o primeiro dia dessa catástrofe histórica, a reação de solidariedade foi imediata. As primeiras ações do governo foram logo abraçadas por outras iniciativas de entidades não governamentais, empresas, organizações, associações e toda a população nacional. Essas mobilizações têm sido uma demonstração importante de força, união e irmandade. O momento ainda é de salvar vidas, por isso todo e qualquer tipo de ajuda é necessário. Nos próximos dias, confirmada a expectativa de redução do nível da água nas cidades gaúchas, será iniciado um longo período de reconstrução, uma nova fase que também precisará de muita colaboração de todos os brasileiros.
Nesta segunda-feira (20), minha coluna é uma mensagem de agradecimento e de solicitação de ajuda. Agradecimento aos bravos agentes que estão trabalhando diretamente nos resgates e nos atendimentos dos primeiros socorros, aos voluntários que dedicam horas preciosas para auxiliar as operações de busca e à população e a todos aqueles que já doaram e continuam ajudando, seja de forma pessoal, material, monetária ou simplesmente com orações.
Várias campanhas de doações foram lançadas para receber todo tipo de ajuda. A LNB também criou um canal para a campanha Arquibancada Solidária. Para quem quiser participar, o link é este aqui. Todo recurso será destinado às comunidades de Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul, por meio das respectivas equipes que jogam o NBB Caixa. Neste link, você poderá encontrar mais detalhes sobre a campanha.
O ginásio utilizado pelo time do União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, transformou-se em um espaço destinado a apoio para famílias e crianças. Em breve, os dois times do sul lançarão um leilão com itens esportivos colecionáveis para arrecadar recursos que auxiliem na reconstrução das suas comunidades.
Todavia, independentemente da instituição que você escolher para doação, a sua colaboração será um gesto de amor, esperança e humanidade. Neste momento, a disputa é pela vida, por isso listo aqui alguns outros links que podem ajudar na escolha para a sua doação:
Os próximos anos serão desafiadores para as diversas comunidades do Rio Grande do Sul. Será um período longo de mobilização, que já começou. Um programa estruturado de reconstrução já está sendo mapeado e elaborado pelos governos municipais, estadual e federal. Com o apoio de todos os brasileiros, faremos com que um “novo” Rio Grande surja ainda mais forte e melhor. Agora, somos todos gaúchos.
Alvaro Cotta é diretor de marketing da Liga Nacional de Basquete (LNB) e escreve mensalmente na Máquina do Esporte