A NBA finalizou o acordo com ESPN, Amazon e NBC para a venda em um novo ciclo de direitos de transmissão por um valor recorde de US$ 76 bilhões. O contrato é válido por 11 anos, com início na temporada 2025/2026.
A informação foi publicada pelo site The Athletic. Mesmo com os contratos finalizados, porém, a TNT Sports ainda pode igualar alguma das propostas. David Zaslav, CEO da Warner Bros. Discovery, dona da emissora, indicou que pode usar cláusulas do acordo atual para tentar manter seus direitos de transmissão.
Para que o acordo com ESPN, Amazon e NBC seja finalizado, o contrato ainda precisa passar pela aprovação dos dirigentes de cada franquia da NBA, movimento tratado como apenas uma formalidade pelo The Athletic.
Após a aprovação dos cartolas, que se reunirão na terça-feira (16), a liga enviará os contratos à TNT Sports, que terá cinco dias para fazer sua proposta. Caso a emissora recue, deixará de transmitir a NBA pela primeira vez desde 1984.
ESPN
A ESPN pagará US$ 2,6 bilhões por ano para transmitir a NBA. Com o novo acordo, a emissora do Grupo Disney, terá uma redução no seu total de jogos, que passará de 100 para 80. Em troca, contará com direitos internacionais e digitais para o seu produto DTC (direto ao consumidor), que ainda não foi lançado.
A rede exibirá as finais da NBA em todos os anos, além de uma final de conferência e jogos das rodadas iniciais dos playoffs. A ESPN também transmitirá jogos às quartas e domingos durante toda a temporada, com jogos às sextas-feiras após o final da temporada da NFL e confrontos aos sábados em sua janela na ABC.
O acordo também inclui um pacote de jogos não especificados da WNBA.
NBCUniversal
A NBCUniversal desembolsará US$ 2,5 bilhões anuais. A rede de canais terá jogos às terças-feiras na televisão e segundas-feiras no Peacock, sua plataforma de streaming que também exibirá todas as partidas da TV. A empresa também contará com jogos das rodadas iniciais dos playoffs e uma final de conferência a cada dois anos.
A emissora transmitirá a noite de sábado e o jogo principal do NBA All-Star, bem como jogos ao domingo após o final da temporada da NFL. A NBCUniversal também tem direito a um pacote não especificado de jogos da WNBA.
Amazon
O acordo com a Amazon envolve o pagamento de US$ 1,8 bilhão por ano. O Prime Video, plataforma de streaming da Amazon, exibirá uma final de conferência a cada duas temporadas e jogos das rodadas iniciais dos playoffs.
A Amazon também terá direito a jogos de quinta-feira à noite (apenas depois do término da temporada da NFL), além de partidas semanais nas noites de sexta-feira ou sábado, ao torneio que acontece durante a temporada e duelos não especificados da WNBA.