Com a criação dos descontos mais agressivos desde o início do ano, o Grêmio entrou definitivamente na fase final para conseguir 84 mil sócios até o fim desta temporada. O clube gaúcho divulgou na última quinta-feira (15) os novos benefícios para quem se associar, desde desconto em ingresso até camisa oficial gratuita.
Um dos principais desafios do departamento de marketing é transformar membros do Cadastro de Torcedor, antigo Exército Gremista, em torno de 300 mil torcedores, em associados. Esse número é um indicador do potencial que o quadro social, atualmente com 65 mil filiados adimplentes, possui para crescer.
Como estímulo para essas pessoas que já constam no cadastro feito pelo clube, há isenção de três mensalidades em nove e sorteio mensal de camisas masculina e feminina, para sócios e sócias, respectivamente. Outra ferramenta usada pelo marketing é o member get member, no qual associados são recompensados por indicações.
Para ilustrar essa situação, um torcedor pode indicar até cinco amigos cadastrados no antigo Exército Gremista para se tornarem sócios-torcedores. Caso a adesão se confirme, ele ganha 1.200 pontos na “Goleada Tricolor”, que podem ser trocados por prêmios, camisa promocional e voucher com 25% de desconto em camisa oficial.
Quem aderir à modalidade “ouro” ainda terá 25% de desconto na compra de entradas para jogos no estádio Olímpico, enquanto os descontos cedidos para compras via internet foram dobrados e são cumulativos. Para completar o pacote, crianças e adolescentes com até 16 anos pagam meia mensalidade na cadeira cativa.
“Tudo isso faz parte do rush final para chegarmos à meta de 84 mil sócios até dezembro, tudo dentro do planejamento de chegar em dezembro do ano que vem com o maior quadro social do Brasil”, explica Paulo César Verardi, diretor de marketing do Grêmio.
A lógica para atrair associados, argumenta o dirigente, está calcada em três pilares: paixão pelo Grêmio; sustentação econômica da equipe, pois a associação reforça os cofres tricolores; e conveniência econômica, ao oferecer benefícios financeiros ao sócio.
Antes de chegar a essa etapa, a estratégia traçada pelo marketing gremista já havia passado por duas outras fases. Na primeira, a imagem do então técnico Renato Gaúcho foi usada em campanhas, enquanto a segunda apostou no vínculo com a torcida do time.