O rúgbi pode não ser um esporte cercado de glamour, mas é uma atividade para os mais abastados. Essa é a realidade da modalidade no país sul-americano, tema de um estudo do Ibope cujos resultados foram divulgados nesta semana.
A pesquisa traçou um perfil dos amantes de rúgbi na Argentina, país em que 156.700 pessoas jogam rúgbi por ano. O número de telespectadores é ainda mais expressivo: 859 mil viram ao menos um jogo durante o último ano, e 148.500 assistiram a um evento relacionado à modalidade.
O que mostrou o perfil elitizado do rúgbi, porém, é a análise do Ibope sobre o perfil dos jogadores de rúgbi no país. Atualmente, 70% dos atletas são representantes das classes média e alta.
Outro dado significativo é que os praticantes do rúgbi na Argentina têm faixa etária extremamente jovem. Entre os jogadores, 61% têm entre 12 e 19 anos, 17% têm de 20 a 24 anos, 13% têm de 25 a 34 anos e 9% têm de 35 a 64 anos.
Na estreia da Argentina na Copa do Mundo de rúgbi, a audiência foi formada por 57% de homens e 43% de mulheres. Além disso, os Pumas tiveram 62.497 menções em redes sociais durante o jogo.