A Liga Nacional de Basquete (LNB) irá iniciar nesta semana o processo para a escolha da sede da quarta edição do Jogo das Estrelas, a ser realizado entre 9 e 10 de março de 2012. A entidade começará a entregar o caderno de encargos a todos os municípios que manifestarem interesse em receber o evento esportivo na referida data.
A princípio, Franca e Brasília são as únicas cidades que demonstraram desejo em sediar o Jogo das Estrelas, mas essa lista poderá ser ampliada em breve. A LNB irá enviar o documento a todos os clubes filiados a ela, enquanto a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) se encarregará de repassá-lo a todas as federações estaduais.
Embora não haja prazo estipulado para que as cidades se candidatem ao posto, a meta da LNB é definir qual será a sede do evento até o início da quarta edição do Novo Basquete Brasil (NBB), prevista para 18 de novembro deste ano. As interessadas terão de comprovar que têm capacidade financeira e estrutural para recebê-lo.
O interesse de Franca e Brasília, inclusive, já vem sendo divulgado publicamente por autoridades de ambas as cidades há algum tempo. A primeira, sede do Jogo das Estrelas de 2011, deseja repetir a organização do evento para se consolidar nacionalmente, enquanto a segunda pretende roubar o título de “capital do basquete” dela.
Liga de Desenvolvimento Olímpico
Outro evento da LNB que está sendo formatado é o campeonato nacional de basquete sub-21, agora denominado como Liga de Desenvolvimento Olímpico. O nome “desenvolvimento” já é usado por ligas de outros países, como Estados Unidos e Argentina”, e “olímpico” é alusivo à realização dos Jogos-2016 ao Rio de Janeiro.
O torneio será disputado por todas as 16 equipes que compõem o NBB. A primeira fase será feita em São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, entre 7 e 17 de outubro. A segunda, em Brasília, entre 21 e 30 de outubro. Haverá hexagonal, já na fase final, a ser organizado em novamente em São Sebastião, entre 19 e 23 de dezembro.
A última fase da competição, quadrangular com os clubes mais bem qualificados nas etapas anteriores, será realizada entre 27 e 29 de dezembro. A escolha da sede dessa última parte foi delegada ao BMG, patrocinador da Liga de Desenvolvimento Olímpico, que ganhou o direito de decidir onde o campeão será apurado.