A camisa do Barcelona pesa. No caso do uniforme usado pelo clube na temporada 2011∕2012, essa frase pode ser considerada no sentido literal. Segundo a mídia espanhola, jogadores da equipe catalã reclamaram do fardamento atual, que chega a ganhar 300 gramas durante uma partida, e a empresa de material esportivo já iniciou discussões sobre possíveis mudanças.
A polêmica foi deflagrada por uma notícia veiculada no jornal “El País”. De acordo com a reportagem, camisas usadas pelos jogadores do Barcelona foram pesadas antes e depois do confronto com o Valencia, válido pelo Campeonato Espanhol. As peças tinham 200 gramas antes de serem usadas, mas chegaram a 500 gramas após o duelo.
Segundo o jornal, a pesagem foi feita pelos próprios atletas, que buscavam argumentos para uma reclamação sobre o uniforme. O resultado teria sido enviado à Nike, em meio a uma série de outras críticas – a aderência excessiva ao corpo e o calor gerado pela peça, por exemplo.
Diante disso, de acordo com o jornal “Sport”, a Nike já começou a estudar mudanças na camisa do Barcelona. As alterações devem ser feitas ainda durante a atual temporada, mas não existe um prazo definido para isso.
Na última sexta-feira, representantes do marketing do Barcelona tiveram uma reunião com a Nike para tratar do assunto.