A consultoria Brand Finance divulgou em setembro deste ano o resultado de um levantamento anual que ela faz sobre as maiores marcas do futebol europeu. O Manchester United, que já era líder da pesquisa em 2010, teve a maior evolução entre os dez primeiros e manteve o topo do ranking.
De acordo com o levantamento, a marca do Manchester United vale 412 milhões de libras atualmente. O resultado representa uma evolução de 10,6% em comparação com o ano passado, quando o clube estava avaliado em 373 milhões de libras.
A segunda posição no ranking é ocupada pelo Real Madrid, cuja marca vale 401 milhões de libras neste ano. Contudo, o time merengue cresceu apenas 3,9% em comparação com a temporada passada, ritmo que diminuiu a diferença para o Barcelona.
A equipe da Catalunha, terceira colocada da pesquisa, teve um salto de 8,5% em seu valor de marca de 2010 para 2011. Com isso, chegou a 392 milhões de libras.
O levantamento da Brand Finance considera as 30 maiores marcas do futebol europeu. Entre elas, a maior evolução de 2010 para 2011 foi a do Manchester City. Turbinado por contratações milionárias e pelo título da FA Cup, o time inglês chegou a 106 milhões de libras e assumiu a 11ª posição.
A Brand Finance considerou uma série de fatores para montar o ranking, como resultados esportivos e os acordos comerciais fechados pelas equipes. Também tem peso o modelo de gestão do clube.