A maioria dos telespectadores brasileiros presta atenção nas marcas dos uniformes. A conclusão foi apresentada pelo estudo do Ibope sobre hábitos dos torcedores em relação ao esporte.
Segundo o levantamento, 69% das pessoas prestam atenção nos patrocinadores dos uniformes, número superior àqueles que fazem o mesmo com as vinhetas nas transmissões ou nos intervalos das partidas, com 62% e 59% respectivamente.
O maior número de respostas positivas para as marcas no uniforme está entre os mais jovens. Com o telespectador que tem entre 15 e 19 anos, 73% dos pesquisados afirmaram que prestam atenção nos patrocinadores.
Outros dois fatores questionados pela pesquisa se referem ao local do evento, que 68% das pessoas prestam atenção, e às falas do locutor, que 67% dos telespectadores escutam com maior vigil”ncia.
O futebol brasileiro tem vivido nos últimos anos um boom de patrocinadores no uniforme. Esse aspecto a pesquisa não consegue alcançar, o que impossibilita a percepção de quantas pessoas observam marcas em locais com menor visibilidade, caso da propriedade na numeração do uniforme.
Outro fator que a pesquisa não abrange é o tamanho da dispersão de um torcedor frente a pluralidade de marcas em um uniforme. Segundo o Ibope, seria necessária uma pesquisa específica para atingir esse grau de detalhamento.
A pesquisa do Ibope abordou nove mil pessoas dos 12 principais regiões metropolitanas do Brasil. O levantamento compreende um universo de 50 milhões de pessoas.
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