Rede Globo e Rede Bandeirantes optaram por transmitir para todo o Brasil uma partida em que o Corinthians jogou em São Paulo, rechaçando assim a possibilidade de colocar no ar Palmeiras x Flamengo para a capital paulista. Em uma disputa direta pelo título, a expectativa era de alta no Ibope, mas os números não saíram da média.
Corinthians x Botafogo, a primeira partida do clube paulista no Pacaembu que foi transmitida para São Paulo neste Campeonato Brasileiro, ficou com 22 pontos na Rede Globo. Já a Rede Bandeirantes teve seis pontos de média.
A média da Rede Globo para quarta-feira à noite tem sido cerca de 25 pontos, e esse número foi alcançado graças à presença corintiana. Das cinco maiores audiências do Campeonato Brasileiro na emissora, quatro foram com o clube paulista; as cinco partidas aconteceram no meio de semana.
A Bandeirantes não teve um caso diferente. A média da emissora é de 6,3 pontos na quarta-feira. A sua melhor pontuação no Campeonato Brasileiro também aconteceu com o Corinthians. Há dez dias, Vasco x Corinthians fez o Ibope chegar a nove pontos de média.
O fator de maior relev”ncia na última quarta-feira que pode explicar o porquê de a audiência do jogo não ter sido maior está na concorrência. Paralelamente à partida, a Rede Record fez o último capítulo do reality show “A Fazenda”. A decisão do programa fez com que a emissora conseguisse 15 pontos de média no horário da partida, ficando em segundo lugar isolado do Ibope.
Seleção
Um jogo mais movimentado e um horário mais ameno fizeram diferença para o Ibope da Rede Globo com a seleção brasileira. Na partida entre México e Brasil, a emissora conseguiu 25 pontos de média, contra 21 pontos na última sexta-feira, na partida contra a Costa Rica.
Em comum, as partidas tinham o horário da noite no dia anterior a uma folga. Contra a Costa Rica, o jogo foi antes de um sábado; já contra o México, foi antes de um feriado nacional. Na última terça-feira, no entanto, o duelo aconteceu meia hora antes, às 22h30. Além disso, o jogo teve mais chances de gols, com uma virada brasileira nos minutos finais.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.