O Reino Unido deve anunciar nos próximos dias uma nova regulamentação de combate a ações de marketing de emboscada. O projeto foi revelado nesta semana pela BBC, ainda não tem data oficial de lançamento e será uma das bases do planejamento dos Jogos Olímpicos de Londres-2012.
A principal novidade nesse aspecto é que Londres passará a multar pessoas que usarem o corpo para a exposição de marcas que não patrocinam os Jogos. Esse tipo de ação terá pena de 20 mil libras.
A preocupação é o que aconteceu nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas. Naquele ano, invasores de quadra cobriram o corpo com faixas que expunham o logotipo de empresas que não patrocinavam o evento.
A nova legislação não abrangerá apenas os equipamentos usados nos Jogos Olímpicos, e também há punições previstas para diretores das companhias envolvidas nesse tipo de ação de marketing.
“Empresas pagam uma grande quantia de dinheiro para serem patrocinadoras oficiais dos Jogos Olímpicos. Nós precisamos evitar que esse tipo de emboscada aconteça”, disse um porta-voz do Departamento de Cultura, Mídia e Esporte do Reino Unido em entrevista à BBC.