O Uniceub/BRB/Brasília, clube que mais faturou com bilheterias na temporada 2010/2011 do Novo Basquete Brasil (NBB), está buscando novas maneiras para comercializar ingressos. A partida amistosa contra o Flamengo, no último dia 9, válida pelo Troféu João Herculino, serviu como piloto para testar novas ferramentas de venda.
Ainda no plano físico, o time firmou parceria com a Chilli Beans, marca de óculos, para que todos os pontos-de-venda da loja vendessem entradas para o amistoso contra a equipe carioca. ”Em vez de vender ingresso só na bilheteria, como era padrão, abrimos duas novas frentes”, afirma Rodrigo Costa, diretor de marketing da Uniceub.
A segunda frente citada pelo executivo da universidade, responsável por gerir a equipe de basquete, foi a internet, na qual acertou acordo com a EuQueroQuero, site de compras coletivas. Um lote foi totalmente vendido com descontos de 50%, isto é, a entrada custou R$ 7,50, em vez dos R$ 15 que o Brasília naturalmente cobra.
A mesma empresa também se dispôs a desenvolver uma plataforma de venda de ingressos pela internet, dessa vez com os preços tradicionais. ”Começamos a formar uma cultura do torcedor, que pode comprar pelo computador com segurança, antecipação, e nosso projeto é que possa comprar para a temporada inteira”, explica Costa.
Para a nova temporada do NBB, a ser iniciada em 18 de novembro deste ano, ainda não se sabe se a parceria entre EuQueroQuero e Brasília será estendida. Por enquanto, o clube estuda se a inovação irá compensar financeiramente. Em 2010/2011, foram arrecadados R$ 492 mil com as bilheterias, bastante acima dos adversários.