O diretor de marketing do Corinthians, Luis Paulo Rosenberg, admitiu na última terça-feira, em palestra na Trevisan, que um de seus projetos favoritos para o clube nunca saiu do papel: uma emissora de rádio na frequência FM. Apesar de ainda manter esperanças de lançá-la nos últimos meses do mandato de Andrés Sanchez, o dirigente sabe que a missão não é fácil.
O grande problema é conseguir um parceiro que custeie a operação da rádio corintiana, o que envolve altos valores. “Após um tempo, o retorno aparece. Mas não é fácil manter até lá. E como a grade de rádio FM em São Paulo já está cheia, é difícil alguém propor uma troca de emissora para iniciar um projeto do zero”, explicou Rosenberg à Máquina do Esporte.
Um exemplo semelhante está na TV Corinthians. Nesse caso, a diretoria de marketing do clube conseguiu achar um investidor disposto a esperar mais tempo por um retorno. Para o projeto, o Corinthians fechou com a TV Mais em agosto de 2010, quando foi iniciado a montagem de um estúdio no Parque São Jorge.
A emissora só conseguiu entrar ao ar de fato em março deste ano. Ainda assim, seu sinal ficou limitado às operadoras de televisão pagas TVA, OiTV e Telefônica. Hoje, o clube tem parceria com a TV Esporte Interativo e mantém o canal aberto no Facebook. Segundo a diretoria corintiana, as negociações com a NET permanecem.
O início da TV Corinthians contou com anunciantes como o banco Cruzeiro do Sul e a Samsung. Apenas no último mês, a emissora conseguiu chegar a um ponto no Ibope de São Paulo, o que exemplifica a demora que a TV Mais conseguirá o retorno total dos investimentos realizados.
Atualmente, o Corinthians já tem uma emissora de rádio, chamada de Rádio Coringão, mas seu funcionamento é apenas online. A passagem para um canal FM seria, para Rosenberg, um modo de fechar o ciclo do clube em todas as mídias possíveis.