A Copa do Mundo, principal torneio do futebol mundial, tem o potencial de aquecer novos mercados para o esporte, incentivando sua prática e gerando novos fãs. Além disso, a competição da Fifa também é um prato cheio para clubes e ligas expandirem e internacionalizarem suas marcas.
A próxima edição do Mundial será disputada em 2026, com Estados Unidos, Canadá e México como sedes. Diante deste cenário, algumas das principais ligas europeias possuem projetos que as aproximam destes países.
Na última semana, a Bundesliga anunciou uma parceria de 17 anos com o Relevent Sports Group, empresa que acumula parcerias que aproximam as equipes europeias do mercado norte-americano.
O acordo com a liga alemã envolve a venda de direitos de mídia nas Américas (América do Norte, Central e do Sul e Caribe) e a aquisição de novos parceiros comerciais regionais. A Bundesliga passará a contar com uma equipe dedicada à região, com filiais em Nova York, nos EUA, e Guadalajara, no México.
Com isso, a Liga Alemã de Futebol (DFL, na sigla em alemão), responsável pelas duas primeiras divisões da Alemanha, expandirá significativamente suas atividades de marketing e vendas na região que receberá a próxima Copa do Mundo.
O movimento faz parte da estratégia de gerar uma maior proximidade com os mercados locais e empresas de mídia. Entre os objetivos, está a produção de conteúdo de mídia cruzada que atraia fãs nos 35 países envolvidos.
“O mercado americano está atualmente em uma fase de desenvolvimento e oferece grande potencial para a Bundesliga. No verão passado, a Copa América 2024 foi realizada nos EUA, e os próximos megaeventos na região estão no horizonte, como o Mundial de Clubes de 2025 e a Copa do Mundo de 2026”, exaltou Steffen Merkel, CEO da DFL.
“Esses eventos gerarão ainda mais entusiasmo pelo futebol, especialmente entre um público mais jovem. Nesse sentido, é exatamente o momento certo para tal parceria com a Relevent”, acrescentou.
Relevent
O Relevent Sports Group possui grande relevância na aproximação do futebol europeu com o mercado das Américas, principalmente dos Estados Unidos. A empresa conta com um histórico extenso de iniciativas que levam clubes e ligas da Europa para o país.
Em 2023, LaLiga e Relevent organizaram eventos nas janelas de verão nos Estados Unidos e México. Atlético de Madrid, Real Sociedad, Sevilla e Betis fizeram parte da iniciativa. Antes, em 2018, a empresa já havia tentado promover partidas da primeira divisão espanhola no país, mas sem sucesso.
A Premier League também possui acordos com a Relevent para a realização de eventos de pré-temporada nos Estados Unidos. No ano passado, a maior liga do mundo promoveu a Premier League Summer Series, que teve jogos de seis clubes em cinco cidades do país.
A Relevent foi responsável pela International Champions Cup, torneio de pré-temporada realizado entre 2013 e 2019, que contou com a participação dos principais clubes do mundo. A iniciativa abriu o mercado americano para os times europeus, com os Estados Unidos sendo uma das sedes de todas as edições.
O grupo também foi escolhido, em 2022, para negociar os direitos de transmissão das competições da Uefa, como a Champions League, em território americano.