O Palmeiras está concluindo o desenvolvimento de uma rede social própria. A “Rede Social Palmeiras” já está no ar, em período de “degustação”, segundo Newton Lavieri, diretor de comunicação e propaganda da equipe, e deve ser lançada oficialmente em meados de dezembro próximo. Por ora, a ferramenta está em fase de testes finais.
“Nós poderemos fazer coisas que não dá para fazer no Facebook, como promoções específicas, atividades específicas para determinados grupos de usuários. A continuação do Avanti, nosso programa de sócios-torcedores, poderá ser auxiliada por essa ferramenta, mais din”mica e flexível”, explica o diretor à Máquina do Esporte.
A respeito do objetivo em termos de números de usuários, Lavieri afirma que a nova rede social tem a pretensão de possuir tantos usuários quanto as páginas do Palmeiras em Facebook, Twitter e Orkut, sem citar um número específico. A atuação nessas mídias, aliás, será mantida normalmente, de acordo com o dirigente palmeirense.
Para o futuro, quando a rede social alviverde já estiver em pleno funcionamento, espera-se que ela sirva para vender novos espaços comerciais, como cotas publicitárias. “Por enquanto, só estamos com a rede no ar para depurar o produto, ter alguns usuários, para fazer o lançamento oficial, e aí teremos espaços para anúncios”, prevê.
Apesar de ser a pessoa mais próxima do projeto, Lavieri rejeita a ideia de que seja o mentor da rede social. “Esse é um projeto de toda a diretoria”, diz. A diretoria de comunicação e propaganda ainda tem como diretor Leonardo Volterrini, cuja relação com o colega é conturbada, e é intimamente ligada à atuação da diretoria de marketing.
Outro clube da elite brasileira que fez aposta similar à do Palmeiras foi o Figueirense. Em junho deste ano, a equipe alvinegra anunciou que estava finalizando plataforma elaborada com o intuito de reunir internautas. O principal objetivo dos catarinenses é obter retorno institucional, mas a venda de cotas publicitárias também é possível.