A Fundação Getúlio Vargas (FGV) anunciou na manhã desta terça-feira (29) que irá organizar curso de gestão esportiva da Fifa, em função da realização de grandes eventos no país, como Copa do Mundo, Copa das Confederações e Copa América. A parceria foi fechada com o centro de estudos desportivos da Fifa (CIES, na sigla em inglês).
A universidade é a 14ª parceira da entidade máxima do futebol global nesse programa, que começou em 1995 na Suiça. O curso brasileiro será executado por meio da internet, em formato de ensino a dist”ncia, com encontros presenciais a serem preparados inicialmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
O custo ainda não foi definido, mas é certo que fique entre R$ 10 mil e R$ 11 mil, de acordo com Stavros Xanthopoylos, diretor executivo da FGV online, um dos palestrantes da Soccerex, feira de negócios no futebol que acontece no Rio de Janeiro até a próxima quarta-feira.
O número de vagas tampouco foi divulgado. “Como ainda não sabemos o calendário de atividades presenciais, não sabemos o número de vagas”, completou o professor. A única previsão nesse sentido é que cada tutor irá coordenar grupos de no máximo 50 alunos.
O programa terá como “mascote” uma versão em desenho de Charles Miller, principal responsável por trazer o futebol para o Brasil, da Inglaterra.
O curso, intitulado “Gestão, marketing e direito no esporte”, terá seis módulos, como marketing esportivo, direito no esporte, gestão, entre outros, em carga horária total de 210 horas.