A Absolut Sport espera levar até 9 mil torcedores para as finais da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana, que neste ano serão realizadas, respectivamente, em Buenos Aires (Argentina) e Assunção (Paraguai).
O número é 50% maior do que a empresa transportou no ano passado, quando as decisões aconteceram no Rio de Janeiro (Brasil – Libertadores) e Maldonado (Uruguai – Copa Sul-Americana), com a venda de 6 mil pacotes no total.
Para 2024, com times de tradição envolvidos, a expectativa é transportar entre 5 mil e 6 mil pessoas para a decisão da Libertadores, entre Atlético-MG e Botafogo, marcada para 30 de novembro, no Estádio Mâs Monumental.
Já a final da Sul-Americana, entre Cruzeiro e Racing, que será no dia 23, no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção, deve atrair de 2.500 a 3 mil argentinos e brasileiros para os pacotes disponibilizados pela empresa.
“Uma das coisas que sou mais apaixonado neste meio é pelas melhores histórias. E, neste sentido, tanto na Libertadores quanto na Sul-Americana temos muita história boa”, destacou Joaquim Lo Prete, diretor-geral da Absolut Sport, em entrevista à Máquina do Esporte.
“O Cruzeiro é um exemplo claro de reconstrução. Mas fiquei bastante surpreso com a demanda de ingressos dos torcedores do Racing também por conta do estádio ser menor do que o da decisão da Libertadores”, acrescentou o executivo.
Conjuntura
Uma conjunção de fatores aprimorou os negócios da companhia nesta temporada. Em primeiro lugar, os estádios envolvidos nas decisões de 2024 são maiores do que os do ano passado. Com isso, a cota de ingressos destinada à empresa é proporcionalmente maior.
Não bastasse isso, em 2023, houve mais fatores desfavoráveis para a Absolut vender pacotes. O Fluminense, um dos envolvidos na final da Libertadores, atuou em casa, no Maracanã, fazendo com que a demanda de viagens fosse menor, destinada basicamente aos torcedores do Boca Juniors, o outro finalista.
Neste ano, a Absolut correu o mesmo risco, já que o River Plate chegou à semifinal, com perspectiva de atuar em seu estádio, o Mâs Monumental, na decisão. Mas os argentinos acabaram eliminados em casa pelo Atlético-MG, após empate em 0 a 0 (tinham perdido por 3 a 0 em Belo Horizonte).
Já na Sul-Americana, a previsão é que Cruzeiro e Racing gerem demanda maior do que a empresa teve no ano passado com LDU e Fortaleza.
“De um ano para o outro fomos de um estádio de 22 mil [Domingo Burgueño] para um com mais de 40 mil [General Pablo Rojas, para 45 mil pessoas] e de uma arena de 70 mil [Maracanã] para mais de 80 mil [Mâs Monumental]. O estádio da [final da] Sul-Americana quase dobrou de tamanho”, salientou Lo Prete.
Custos
No momento, a Absolut busca aumentar sua oferta de voos para Buenos Aires para a final da Libertadores. Estão sendo comercializados pacotes a partir de US$ 750 (sem hotel) a US$ 900 (com hotel). O pacote mais completo sai por US$ 2.700.
Para a Copa Sul-Americana, os valores partem de US$ 550 (sem hotel) e US$ 700 (com hotel). Acomodações de nível mais alto chegam a US$ 1.200.
Os pacotes básicos para ambas as finais incluem ingresso, seguro viagem e assistência in loco 24h. Já os pacotes com valores mais altos incluem também hotel 5 estrelas (com café da manhã), transfers, visão privilegiada do jogo (assentos centrais e mais próximos ao campo), open bar e open food durante a partida. Todos os valores podem ser parcelados em até oito prestações.
Botafogo
Para a Libertadores, a Absolut anunciou, nesta sexta-feira (8), uma parceria com o Botafogo para a disponibilização de pacotes premium aos torcedores.
O tour inclui voo fretado de ida e volta Rio de Janeiro-Buenos Aires-Rio de Janeiro, ingressos, duas diárias na Argentina (café da manhã incluído), com opções de hotéis de 3 a 5 estrelas, transporte de ida e volta para o estádio, seguro viagem e assistência in loco. Esse pacote sai a partir de R$ 13 mil no site oficial da companhia (5% de desconto para pagamento à vista).
A intenção da empresa é fechar parcerias semelhantes, nos próximos dias, com os demais clubes envolvidos nas finais dos dois torneios.
Problemas
Desde que a Conmebol estabeleceu final em jogo único, a entidade enfrentou problemas logísticos, seja para encher estádios quando a decisão aconteceu entre times com menor torcida ou em locais de mais difícil acesso, seja com a comercialização de pacotes de viagem não oficiais aos torcedores.
Em 2022, a entidade decidiu ter uma agência oficial como uma tentativa de que esses problemas não ocorressem mais. A Absolut venceu a concorrência para o triênio de 2022 a 2024. No momento, a agência conversa com a confederação sul-americana sobre uma renovação.
“Quanto vale a paz? O torcedor que comprar com a Absolut sabe que está adquirindo um pacote da parceira oficial da Conmebol. Estamos dentro da lei. Já em uma agência XYZ, que chegou até ele no tráfego pago do Instagram, pode não ter a garantia nem que vai ter ingresso para o jogo”, afirmou Lo Prete.
Em 2022, vários torcedores do Flamengo, que adquiriram pacotes da Outsider Tours, tiveram voos cancelados para Guayaquil, no Equador, local da decisão contra o Athletico-PR. À época, a empresa alegou que havia contratado voos fretados da Latam, que os teria cancelado. A companhia aérea, porém, negou que havia firmado contrato com a empresa.
“Às vezes, o torcedor leva uma vida toda para viver um momento desses. E uma falha, um ônibus que fica preso no trânsito, o torcedor chega meia hora atrasado no jogo, pode estragar a viagem. É preciso ter uma logística perfeita para eventos assim”, finalizou o executivo.