A Federação Internacional de Futebol (Fifa) oficializou, nesta quarta-feira (4), um acordo com o serviço de streaming DAZN, para a transmissão do Super Mundial de Clubes de 2025.
O contrato é avaliado em US$ 1 bilhão (cerca de R$ 6 bilhões) e garante à plataforma a exclusividade sobre o torneio, que será realizado nos Estados Unidos, de 15 de junho a 13 de julho, e reunirá 32 clubes, incluindo os brasileiros Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras. O DAZN terá, porém, a opção de sublicenciar o conteúdo para emissoras abertas.
O acordo da Fifa com a plataforma de streaming deve marcar uma mudança profunda no modo como a entidade distribui seus eventos globalmente. Até recentemente, o órgão que comanda o futebol mundial costumava negociar por região ou país, com grupos locais ou regionais garantindo a exclusividade sobre as competições (caso do Grupo Globo, no Brasil) para seus respectivos territórios de atuação.
Paralelamente a isso, na medida em que os serviços de vídeo sob demanda foram crescendo no mundo, a entidade passou a fortalecer sua plataforma própria de streaming, o Fifa+, que vinha oferecendo transmissões gratuitas de competições como as Copas do Mundo Masculina e Feminina, com o sinal sendo também distribuído por parceiros locais, caso da CazéTV, que se destacou a partir do Mundial do Catar, em 2022.
No novo contrato de mídia firmado para o Super Mundial de Clubes de 2025, o DAZN passará a deter todos os direitos audiovisuais do torneio. Porém, a Fifa colocou como condição que a transmissão seja gratuita para os telespectadores.
“Tenho o prazer de anunciar que a Fifa, em parceria com o DAZN e o Fifa+, trará o melhor do futebol de clubes gratuitamente para todo o mundo. Por meio deste acordo de transmissão, bilhões de fãs de futebol em todo o mundo agora poderão assistir ao que será o torneio de futebol de clubes mais acessível de todos os tempos. E de graça”, frisou Gianni Infantino, presidente da entidade.
No papel, o contrato terá validade de um ano. Mas a tendência é de que a parceria se estenda por um prazo maior, já que prevê a integração dos conteúdos do Fifa+ à plataforma do DAZN.
A primeira transmissão da nova parceria entre a Fifa e o serviço de streaming, realizada na tarde desta quinta-feira (5), foi o sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes de 2025, em que Flamengo, Fluminense e Palmeiras foram cabeças de chave.
Atualmente, o DAZN conta com 300 milhões de espectadores em mais de 200 mercados ao redor do mundo. O serviço de streaming é especializado em transmissões esportivas.
“Este acordo inovador com a Fifa é um marco importante na jornada do DAZN para ser a plataforma de entretenimento preferida dos fãs de esportes em todos os lugares. Estamos muito satisfeitos por ter os direitos exclusivos deste novo capítulo no futebol global de clubes, marcando o início do nosso relacionamento de longo prazo com a Fifa e consolidando nosso status como a casa do futebol”, disse Shay Segev, CEO do DAZN.