A Fifa confirmou, nesta quarta-feira (11), os países que receberão partidas da Copa do Mundo de 2030, que será disputada na Espanha, Marrocos e Portugal, além de três jogos na América do Sul. A entidade ratificou também que a Arábia Saudita será a anfitriã da Copa do Mundo de 2034.
As 211 associações que são membras da Fifa se reuniram virtualmente em um Congresso Extraordinário da entidade para decidir as sedes. As nomeações concluíram um processo de licitação iniciado em outubro de 2023.
“No mundo dividido de hoje, onde parece que ninguém mais consegue concordar em nada, ser capaz de concordar em algo assim é definitivamente uma mensagem incrível de unidade e otimismo. Precisamos dessas mensagens hoje”, disse Gianni Infantino, presidente da Fifa.
Copa de 2030
O Mundial de 2030 será o primeiro com partidas em seis países e três continentes (América do Sul, Europa e África). Com Espanha, Marrocos e Portugal como coanfitriões, a edição do torneio também terá jogos na Argentina, Paraguai e Uruguai, sendo um em cada país.
A iniciativa faz parte da comemoração do centenário da Copa do Mundo, disputada pela primeira vez em 1930, no Uruguai. O Mundial acontecerá entre os dias 13 de junho e 21 de julho.
“A Copa do Mundo é um catalisador para uma mudança social de união, porque esses torneios de 2030 e 2034 são torneios para unir, não para dividir. São torneios, é claro, para debate e ação. Mas o mais importante é que hoje foi dia de unidade e celebração”, afirmou Infantino.
A Copa do Mundo de 2030 será aberta em Montevidéu, no Uruguai, no Estádio Centenário. O Mâs Monumental, em Buenos Aires, na Argentina, e o Estádio Osvaldo Domingues Dibb, que será construído em Assunção, no Paraguai, como casa do Olimpia, também receberão o torneio.
A partida de abertura e a grande final poderão ser disputadas no Santiago Bernabéu, em Madri, na Espanha; no Spotify Camp Nou, em Barcelona, também na Espanha; ou no Grand Stade Hassan II, em Casablanca, no Marrocos.
Copa de 2034
O Congresso também confirmou a Arábia Saudita como sede da Copa do Mundo de 2034. O país do Oriente Médio era o único candidato para receber o Mundial.
A candidatura saudita foi avaliada com nota 4,2 de 5. O Estádio King Salman, na capital Riad, receberá o jogo de abertura e também a final do torneio.
Além dele, outros 14 estádios em cinco cidades deverão receber partidas da Copa. O período de realização ainda não foi divulgado. Assim como aconteceu no Catar, o torneio poderá ser disputado no final do ano por conta do calor na região entre junho e julho.
Vale lembrar ainda que, antes das edições tratadas nesta quarta-feira (11), a Copa do Mundo ainda passará, em 2026, por Estados Unidos, Canadá e México.