A notícia tinha tudo para gerar euforia. Parceiro do comitê olímpico internacional (COI) desde 1976, o McDonald’s oficializou nesta sexta-feira uma renovação da parceria com a entidade até 2020. No entanto, calejada pela experiência em edições anteriores de eventos desse porte, a rede de restaurantes fast food preferiu uma postura radicalmente contrária. As palavras de ordem no momento são cautela e estudo.
O anúncio da renovação do patrocínio foi feito em Innsbruck (Áustria), sede dos Jogos Olímpicos de inverno da juventude neste ano. Nas horas seguintes, a primeira mensagem que o McDonald’s do Brasil procurou passar foi a de parcimônia. Sobretudo porque o novo contrato engloba a edição 2016 dos Jogos Olímpicos de verão, que serão realizados no Rio de Janeiro.
“O planejamento para 2016 começou hoje. Um projeto complexo como esse tem várias fases, e agora nós estamos no momento de compreender o que é esse contrato, avaliar e estudar. Só aí é que vamos definir o que fazer”, explicou David Grimberg, gerente de marketing esportivo da Arcos Dourados, empresa que controla a marca McDonald’s na América Latina.
O comedimento, contudo, não é uma exclusividade local. “Por ora, o time global está envolvido com a execução de Londres. Tão logo termine, eles vão voltar atenções para cá”, completou Grimberg.
A despeito de o estudo sobre os Jogos Olímpicos e a comunicação do McDonald’s no evento já ter começado, o executivo explicou que a maior missão da rede nos próximos meses é acrescentar detalhamento essa pesquisa: “Londres vai ser uma chance de grande aprendizado para nós. Já tínhamos essa visão, e agora ela precisará ser aprofundada. Os próximos somos nós”.
A última renovação de contrato entre McDonald’s e COI havia acontecido em 2004, quando o término do vínculo foi postergado para este ano. O novo acordo surge, portanto, em um momento radicalmente diferente – não apenas em “mbito econômico, mas pelo próprio desenvolvimento da mídia e das oportunidades de marketing.
Minúcias do contrato não podem ser reveladas. No entanto, é certo que o McDonald’s conseguiu manter as principais propriedades, como o patrocínio aos Jogos da Juventude, o selo de restaurante oficial das Olimpíadas e os programas “Equipe campeã” e “Champions of play”.
Todas essas plataformas serão trabalhadas para o Rio-2016. Quando e como são informações blindadas pela cautela do McDonald’s no atual momento. “É muito difícil falarmos agora sobre o programa ou o que vamos fazer. Precisamos estudar Londres para ver o que vale e o que não vale”, avisou Grimberg.
O foco do McDonald’s só será direcionado ao mercado brasileiro depois de Londres-2012. E o Rio-2016 ainda terá de disputar espaço com a Copa do Mundo de 2014, que também terá a rede de restaurantes entre os patrocinadores.
Além dos Jogos Olímpicos anteriores, o trabalho de comunicação voltado à Copa ajudará o McDonald’s a direcionar investimentos no Brasil. Por conta disso, a rede exalta a experiência.
“O que mudou na relação com o COI foi muito mais um aprendizado interno do que o contrato. O ‘Champions of play’, por exemplo, é um programa que nós vamos executar pela terceira vez agora, que já fez parte do planejamento de Pequim [verão, 2008] e de Vancouver [inverno, 2010]”, lembrou o gerente da Arcos Dourados.