A Globo oficializou, na noite desta sexta-feira (20), que voltará a transmitir o Campeonato Carioca em 2025. O acordo foi fechado com a Brax Sports Assets, agência oficial da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). A emissora volta a ter os direitos da competição após cinco anos.
A notícia da volta da Globo ao Cariocão já havia sido antecipada pela Máquina do Esporte no mês passado. Na ocasião, havia sido noticiado que os veículos da Globo dividiriam as transmissões com Band e BandSports. O Canal Goat, que exibiu o torneio em 2024, está fora do pool de emissoras parceiras no ano que vem.
A TV Globo vai exibir ao menos 11 jogos da competição para 11 estados brasileiros, além do Distrito Federal e Juiz de Fora, desde a primeira fase (Taça Guanabara) até a final.
Programação
Os jogos acontecerão entre janeiro e março, sempre aos sábados, às 16h30, na TV Globo. Nesse pacote, estão previstos dois clássicos: Fluminense x Flamengo, na 9ª rodada, e Flamengo x Vasco, na 10ª.
Já o Sportv faz a cobertura de dois jogos por rodada da primeira fase, e exibe ao menos os mesmos clássicos que a TV Globo. A emissora fechada tem garantidos ainda os duelos de ida e volta das semifinais e a possibilidade de exibir os dois confrontos da decisão.
O Premiere, plataforma de pay-per-view do grupo, por sua vez, mostra todas as partidas de três dos quatro representantes do estado na Série A do Brasileirão de 2025 (Botafogo, Flamengo e Fluminense) até a fase final da competição. Esse pacote, porém ainda tem a garantia dos jogos do Vasco como mandante.
Regulamento
No Campeonato Carioca todos os 12 participantes se enfrentam na disputa da primeira fase. Ao final de 11 rodadas, os quatro primeiro colocados avançam para a fase final da competição.
Os times que terminarem entre o quinto e o oitavo lugares brigam pelo título da Taça Rio, que será disputada no mesmo formato da fase final, com semifinais e final em jogos de ida e volta. O campeão da Taça Rio garante vaga na Copa do Brasil.
O último colocado da fase inicial será rebaixado à segunda divisão do Rio de Janeiro.