O apetite do governo da Arábia Saudita por negócios esportivos parece não ter fim. Depois de investir bilhões de dólares em patrocínios a competições internacionais como Fórmula 1 e também na aquisição de clubes de futebol e na organização de eventos esportivos de projeção global, com direito à contratação de astros como Cristiano Ronaldo, Benzema e Neymar, a monarquia do Oeste Asiático prepara sua investida no campo da mídia.
De acordo com o Bloomberg, o Fundo Público de Investimento (PIF, na sigla em inglês) da Arábia Saudita negocia uma participação minoritária na plataforma de streaming esportivo DAZN.
As negociações vêm ocorrendo desde 2023. O PIF estaria disposto a investir US$ 1 bilhão (R$ 6,09 bilhões, pela cotação atual) na aquisição de 10% do capital do DAZN. Se o negócio vier a ser concluído, o valor de mercado da plataforma atingiria US$ 10 bilhões (R$ 60,9 bilhões).
Hoje o serviço de streaming é parceiro de mídia da Arábia Saudita em diversas transmissões esportivas, incluindo a Saudi Pro League, que é financiada com recursos do PIF.
Recentemente, o DAZN fechou um acordo de US$ 1 bilhão com a Federação Internacional de Futebol (Fifa), para a aquisição dos direitos exclusivos de transmissão do Mundial de Clubes de 2025, que será realizado nos Estados Unidos, de 14 de junho a 13 de julho.
Apesar de, inicialmente, possuir um ano de duração, a tendência é que esse contrato venha a ser prorrogado, de modo a contemplar outras competições organizadas pela entidade, além da integração dos conteúdos da plataforma Fifa+.
A Arábia Saudita foi escolhida como sede da Copa do Mundo de 2034, fator que torna ainda mais estratégico o investimento no DAZN, que conta com cerca de 300 milhões de assinantes em 200 mercados ao redor do globo.
Além disso, no fim de 2023 o país também se tornou parceiro da Fifa, mediante o patrocínio da petrolífera estatal Aramco à entidade máxima do futebol.