Em apuros até a noite da última terça-feira (31), quando anunciou que acertou a venda da cota máster para a Kia Motors, o Palmeiras contratou recentemente a XYZ Live para facilitar na captação de patrocínios. A empresa, pertencente ao grupo do publicitário Nizan Guanaes, ganhou exclusividade para buscar parceiros comerciais que tenham exposição na camisa alviverde.
Apesar da atuação da agência na prospecção de aportes, a Máquina do Esporte apurou que o acordo com a Kia não foi intermediado por ela. No caso da cota máster, a relação foi mantida diretamente entre a montadora de veículos coreana e o departamento de marketing, composto por três diretores, mas coordenado quase unicamente por Rubens Reis.
A chegada de uma empresa para auxiliar o departamento era um desejo antigo de Arnaldo Tirone, presidente palmeirense. Logo no início da gestão dele, no começo de 2011, contratou a Renovare Consultoria, liderada por Valéria Rocha, para estruturar e modernizar a área de marketing. Mas, mesmo com a consultoria, o mandatário ainda estava insatisfeito.
A despeito de a cota máster agora pertencer à Kia, a XYZ ainda tem outras propriedades sob negociação. Os ombros do uniforme alviverde ainda estão livres. Nas mangas, o Palmeiras possui o BMG; no interior do número, nas costas da camisa, a TIM; e na barra da camisa, a Skill, do grupo Multi. A marca da Adidas, fornecedora de materiais esportivos do clube, termina a composição da peça.
A apresentação oficial do patrocínio da montadora coreana acontece na manhã desta quarta, às 11h, na sede da concessionária Kia Comart em São Paulo. Um dos pontos a serem esclarecidos será a participação da empresa em 2014. Como o contrato tem três anos de duração e o Palmeiras fará 100 anos naquela temporada, a empresa estará presente no ano festivo.