A edição 2012 do Super Bowl, jogo que decide a liga profissional de futebol americano (NFL), cravou um novo recorde de audiência na história da televisão dos Estados Unidos. O confronto entre New England Patriots e New York Giants foi visto por 111,35 milhões de pessoas no último domingo.
No último quarto do jogo, que acabou com uma dramática vitória dos Giants por 21 a 17, a TV dos Estados Unidos chegou a registrar pico de 117,7 milhões de pessoas sintonizadas no evento.
O resultado supera, portanto, a audiência do Super Bowl de 2011, que agora passa a ser a segunda maior marca da TV nos Estados Unidos. A edição passada, com um duelo entre Green Bay Packers e Pittsburgh Steelers, teve audiência de 111 milhões de pessoas.
O Super Bowl de 2012 também bateu um recorde de audiência para o intervalo. O show da cantora Madonna foi visto por 114 milhões de pessoas, maior índice da história do evento.
Na história, a audiência televisiva nos Estados Unidos passou de cem milhões de pessoas em apenas quatro ocasiões. Além dos dois últimos jogos do Super Bowl, a marca foi atingida pela decisão da NFL em 2010, com New Orleans Saints x Indianapolis Colts, e pela série M.A.S.H.
A maior audiência do esporte na TV brasileira em 2011 foi registrada nos clássicos Santos x Corinthians e Corinthians x Palmeiras. Na soma de Bandeirantes e Globo, os dois jogos tiveram 42 pontos no Ibope – cada ponto equivale a 58 mil domicílios na medição, que considera apenas São Paulo, região referência para o mercado publicitário.