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Corinthians: Gaviões precisará de mais 3 anos para quitar estádio caso vaquinha mantenha ritmo atual

Torcida organizada criou comitê de marketing para planejar ações em busca de doações

Torcida do Corinthians lota Neo Química Arena em partida válida pelo Brasileirão 2024 - Rodrigo Coca / Corinthians

A Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, iniciou, no final de 2024, uma campanha de arrecadação para auxiliar o clube no pagamento de seu estádio. Dois meses depois, a organização está longe de alcançar a meta final de R$ 700 milhões e terá que trabalhar para retomar o ritmo.

O Corinthians realizou um financiamento com a Caixa Econômica Federal em 2013 para construir a Neo Química Arena, que seria utilizada na Copa do Mundo de 2014. O tempo passou, e o clube não conseguiu realizar os pagamentos em dia. Com isso, a dívida, que começou em R$ 400 milhões, já ultrapassou a casa dos R$ 700 milhões.

Neste cenário, a Gaviões da Fiel organizou a campanha “Doe Arena Corinthians”. A organizada criou um site pelo qual torcedores do Timão podem doar qualquer valor a partir de R$ 10.

Toda quantia arrecadada é enviada diretamente para uma “conta escrow” da Caixa. Trata-se de uma conta de garantia, em que os valores só são liberados quando as condições envolvidas no acordo são cumpridas. Segundo o site oficial da vaquinha, esse movimento só acontecerá quando a campanha terminar.

O plano inicial envolve realizar a vaquinha por seis meses, ou até os R$ 700 milhões serem arrecadados. Pelo ritmo registrado nos dois primeiros meses de campanha, a tendência, porém, é que serão necessários no mínimo mais três anos para tal.

Arrecadação

Nesta segunda-feira (27), a campanha completou dois meses de atividade. Até as 16h48 (horário de Brasília), a Gaviões da Fiel arrecadou R$ 35.838.009.

“Em 2024, liberamos a plataforma de doações no fim de novembro, com apenas um jogo realizado na Neo Química Arena, o que limitou a visibilidade inicial. Para 2025, temos um calendário mais robusto e planejado, permitindo ativações contínuas e abrangentes ao longo dos meses”, disse Alexandre Domênico Pereira, o Alê, presidente da Gaviões.

O mapa das doações, disponibilizado no site da iniciativa, indica que foram realizadas mais de 800 mil doações até o momento, o que significa uma média de aproximadamente R$ 44 por colaboração.

Vale lembrar que um mesmo torcedor pode doar mais de uma vez, portanto o número de doações não se converte em indivíduos.

O estado de São Paulo lidera em valor arrecadado, sendo responsável por R$ 25,8 milhões em doações, o equivalente a 72% do total. Paraná (5,3%) e Minas Gerais (3,1%) completam o Top 3.

“Intensificaremos a atuação regional, envolvendo influenciadores e embaixadores para engajar torcedores de diferentes estados do Brasil. Temos certeza de que, até o momento, chegamos apenas nos torcedores mais ligados nas notícias do Corinthians no dia a dia”, avaliou o presidente da Gaviões da Fiel.

Caminho longo

Como era de se esperar, a campanha começou com um ritmo acelerado de doações e, em apenas 48 horas, acumulou mais de R$ 15 milhões, 48% do arrecadado até o momento.

A iniciativa encerrou seu primeiro mês no dia 27 de dezembro, com mais de R$ 33 milhões arrecadados. Nos 31 dias seguintes, porém, o valor subiu cerca de R$ 2 milhões, aproximadamente 6%.

Considerando-se os dois primeiros meses, completados nesta segunda-feira (27), a campanha arrecadou R$ 587 mil por dia. Sendo assim, ainda restam R$ 664,1 milhões a serem pagos para quitar a dívida.

Caso a iniciativa mantenha este ritmo, serão necessários 1.130 dias para que os R$ 700 milhões sejam adquiridos. Ou seja, a campanha precisaria de mais 3 anos e 35 dias para atingir o objetivo. O prazo considera que a dívida não aumente neste período.

Valor significativo

Ainda que o valor arrecadado nos dois primeiros meses da campanha não seja o suficiente para quitar a dívida do Corinthians com a Neo Química Arena, R$ 35 milhões está longe de ser uma quantia insignificante.

A arrecadação da vaquinha, mesmo longe do objetivo final, já é maior do que a receita de diversos clubes que disputam a Série B do Campeonato Brasileiro. O Vila Nova, por exemplo, teve um orçamento de R$ 23 milhões em 2024.

Em resumo, o valor arrecadado pela torcida do Corinthians até o momento não é baixo. A dívida é que é muito grande. 

Futuro

Enquanto não atinge a meta, a Gaviões da Fiel cria campanhas digitais com o objetivo de engajar os torcedores e aumentar a quantidade de doações. 

Nesta terça-feira (28), a torcida organizada realizará uma mobilização digital nas redes sociais. A Gaviões lançará uma campanha que convida embaixadores e torcedores a apoiarem a iniciativa. Neto, Sabrina Sato e Fernanda de Freitas, as atletas Tamires e Gabi Zanotti, bem como diversos influenciadores, participarão do projeto ao longo da ação.

“Estamos intensificando as ações e ajustando as estratégias para garantir o alcance das metas nos próximos meses. Para 2025, criamos um comitê de marketing com especialistas do mercado para planejar ações e avaliar sugestões da torcida enviadas pelos nossos canais. Estamos alinhando a campanha ao calendário do futebol, garantindo um novo ritmo neste ano”, detalhou Alexandre.

“Nos jogos na Neo Química Arena, ampliaremos a comunicação nos canais do estádio, além de realizarmos ações de engajamento com a torcida presente nos jogos”, pontuou.

A organização também aposta em diferentes designs dos certificados distribuídos aos doadores para aumentar o engajamento. O documento atual, por exemplo, destaca a história do clube no Campeonato Paulista.

Além disso, a Gaviões também planeja ações para atingir torcedores longe das plataformas de clube.

“Ativaremos influenciadores regionais para alcançar torcedores em todo o Brasil, reforçando o alcance nacional da campanha. Além disso, buscamos oportunidades de mídia out of home (OOH) para atingir a grande massa em áreas movimentadas”, concluiu o presidente da torcida organizada.