Neymar anunciou oficialmente, nesta quinta-feira (30), o retorno ao Santos em um vídeo emocionante compartilhado em sua conta oficial no Instagram. Mas, para além de o jogador ter se antecipado ao próprio clube, uma das principais notícias da história do time acabou sendo impactada negativamente por um “erro de estratégia” protagonizado por Marcelo Teixeira, presidente do Santos.
O dirigente, que iniciou seu terceiro mandato na equipe da Vila Belmiro (atual Vila Viva Sorte) no ano passado, antecipou o acerto com o craque bem antes de o clube que comanda oficializar o negócio, algo que só deve acontecer nesta sexta-feira (31), quando o jogador chegará a São Paulo para assinar contrato. .
Mas, mesmo antes de Neymar, Marcelo Teixeira publicou um vídeo em suas redes sociais ainda na terça-feira (28), que confirmou o retorno do atacante. O mandatário possuía cerca de 127 mil seguidores no momento da publicação. Um dia depois, seu perfil passou a ter 133 mil seguidores, e o post ultrapassou as 250 mil curtidas.
Nos comentários, porém, diversos torcedores, santistas ou não, questionaram a atitude de Teixeira. Alguns julgaram o movimento como uma tentativa do presidente de obter benefício pessoal, enquanto outros lamentaram a quebra de expectativa.
Para Ary José Rocco, professor de gestão esportiva na Escola de Educação Física e Esporte da USP (EEFE-USP) e ex-presidente da Associação Brasileira de Gestão Esportiva (Abragesp), a estratégia utilizada pelo presidente passou por cima da grandeza do momento.
“Vejo como erro do presidente. Uma precipitação, para não dizer personalização, querer capitalizar para si. Ainda mais pelo Neymar, que foi formado no Santos, tem identidade com o clube, a cidade e a Baixada Santista. Ele cresceu em São Vicente. Futebolisticamente falando tem toda a formação vinculada ao Santos”, comentou.
Identificação
A expectativa pelo retorno de Neymar se dá não só pela grandeza do jogador dentro e fora de campo, mas também por sua identificação com o Alvinegro Praiano e o posicionamento do clube como um dos principais formadores de talentos do Brasil.
“Tem tudo a ver com a identidade do clube. Isso é maior que só o Neymar. O Santos é caracterizado pelos Meninos da Vila, que tiveram, lá atrás, Diego, Robinho, Juary e até o próprio Pelé, com 16 anos de idade. O Santos tem histórico de formação de atletas, e Neymar é fruto desse processo”, explicou Rocco.
“Ele se transformou no maior jogador brasileiro em atividade, maior artilheiro da seleção brasileira, ultrapassando Pelé, que também veio do Santos. O Neymar tem um simbolismo de uma identidade do Santos que não é só dele, vem desde o Pelé”, acrescentou.
Não é a primeira vez que um grande jogador retorna ao Brasil após alcançar uma carreira bem-sucedida no futebol europeu. Ronaldo Fenômeno, Romário e Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, fizeram movimentos semelhantes. Nenhum deles, porém, voltou para o clube em que se formou.
“Vi muita gente falando que a vinda do Neymar é parecida com a do Ronaldo para o Corinthians. Ele também foi uma contratação de impacto, teve performance esportiva. Ronaldo era esportivamente maior que o Neymar, mas não foi formado pelo Corinthians. Neymar tem uma identidade que é do Santos, que ele nunca perdeu”, destacou.
O Santos ainda terá eventos para aproveitar a onda midiática causada pela chegada de Neymar. Na sexta-feira (31), programou a apresentação oficial do jogador na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo (SP).
“Quando o presidente vai e fura isso, está capitalizando para a imagem dele. Sei que o Santos vai fazer um evento no Pacaembu, na Vila Belmiro, vai tentar trazer esse impacto. Mas esse anúncio deveria ter sido feito pelo clube, para reforçar que é um time formador de atletas desse quilate”, criticou Rocco.
Impacto
Neymar é o brasileiro mais seguido no Instagram, com 227 milhões de fãs na plataforma. O vídeo em que anuncia o retorno ao Santos já contava com quase 3,4 milhões de curtidas apenas uma hora após ser publicado.
Mas até aí o Santos perdeu engajamento. Uma publicação em parceria com o jogador (o que não foi feito) poderia potencializar o alcance do clube internacionalmente. Mas a notícia já havia sido vazada por Teixeira, e o anúncio de Neymar ocorreu em uma publicação solitária.
Utilizando a estratégia de fazer uma colaboração com seu atual contratado mais famoso, o Peixe foi dono da publicação que mais gerou engajamento entre todos os clubes brasileiros em 2024. Em parceria com Neymar, o time da Vila Belmiro superou 3,68 milhões de engajamentos ao relembrar o jogador estreando como profissional, em 2009.
“O clube perde a oportunidade de conquistar esse momento do holofote, reforçando sua imagem. O presidente se achou maior que a instituição, quando a instituição é maior que qualquer um de seus membros. Não sei qual foi a intenção dele. Mas o posicionamento tinha que ter sido institucional”, avaliou o professor da EEFE-USP.
“Quando Neymar foi para o Barcelona, falou que ia voltar. Sempre que vem para o Brasil, aparece na Vila. O presidente tirou do clube a possibilidade de impactar muito mais o universo do futebol. Vai impactar, claro, mas poderia ter sido maior”
Ary José Rocco, professor de gestão esportiva na EEFE-USP
Mensagem
Leia abaixo a íntegra da mensagem de Neymar aos torcedores santistas:
Galera, parece até que estou voltando no tempo. Estou aqui reunido com meus amigos e familiares. Eles me ajudaram a escrever algumas coisas. É que não vou aguentar até amanhã. Minha família e meus amigos já sabem minha decisão. Assinarei um contrato com o Santos Futebol Clube.
Quero agradecer aos torcedores do mundo inteiro que desejaram muito esse momento. Quase 12 anos se passaram desde que saí da Vila mais famosa do mundo, e parece que foi ontem. Meu sentimento pelo clube e pela torcida nunca mudou. Passei momentos maravilhoso em Riad.
E só o Santos Futebol clube pode me proporcionar o carinho que preciso para me preparar para os desafios que tenho nos próximos anos. E todos vocês, independentemente do clube que torcem, sabem bem do que estou falando. Espero que todos me acompanhem nessa nova etapa da minha vida.
Sou grato a todos vocês que me acompanharam até nos momentos mais difíceis, e não foram poucos. Só jogando futebol, fazendo o que eu mais amo nessa vida, é que eu sou feliz.
É um orgulho que nem todos podem ter. Parece até que essas palavras já foram escritas. Talvez já tenham sido mesmo. Eu estou muito feliz em poder escrever de novo. Que Deus nos abençoe e nos proteja.