Os patrocínios principais das equipes que disputam a Liga Endesa, principal competição profissional de basquete da Espanha, já somam 13 milhões de euros. O acordo foi atingido graças a contratos fechados nesta temporada, de acordo com o blog “El contraataque”, publicado na versão espanhola do portal “Terra”.
A página estimou em 600 mil euros o contrato entre a bebida energética Mad Croc e o Fuenlabrada, assinado nesta semana. Em média, patrocínios representam 15% do que as equipes da Liga Endesa faturam por ano.
O maior patrocínio do basquete espanhol atualmente é do Baskonia, que recebe 2,4 milhões de euros de seu principal parceiro. O Real Madrid vendeu a cota máster por dois milhões de euros – o contrato está no último ano.
Os dois são seguidos por Bilbao Basket (1,9 milhão de euros), Barcelona (1,6 milhão de euros) e Zaragoza (1,5 milhão de euros). Equipes que lutam apenas para seguir na Liga Endesa, como Murcia e Valladolid, chegam a vender a principal cota por 300 mil euros anuais.
O total de 13 milhões de euros da liga ainda pode ser ampliado nos próximos dias. O Lucentum ainda tenta vender a principal cota para a atual temporada.