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Com agência, FPG foca promoção do golfe paulista

Mais do que captar patrocínios, FPG quer ganhar espaço na mídia O golfe paulista irá repetir uma fórmula adotada pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG)…

Mais do que captar patrocínios, FPG quer ganhar espaço na mídia

Mais do que captar patrocínios, FPG quer ganhar espaço na mídia

O golfe paulista irá repetir uma fórmula adotada pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG) no último ano. Enquanto a esfera nacional firmou parceria com a Brasil 1, a Federação Paulista de Golfe (FPG) assinou acordo com a Shark&Lion, agência de marketing esportivo. E a primeira prioridade será a difusão da modalidade no Estado.

“A parte de buscar patrocínio é importante, é claro, mas fizemos todo um cronograma de divulgação do golfe, uma espécie de endomarketing entre a federação e nossos 45 clubes associados. É um trabalho não só de venda, de ir atrás de patrocínio, mas de promoção do golfe”, afirma Rodrigo Somlo, diretor de marketing da entidade, à Máquina do Esporte.

A escolha da Shark&Lion aconteceu depois de concorrência feita pela federação entre três agências. A necessidade de uma empresa para gerir assuntos ligados ao marketing existe, principalmente, porque os dirigentes da FPG são voluntários, segundo Somlo. A experiência da vencedora com outros esportes no Brasil, como o rúgbi, pesou na decisão.

A nova parceira, entretanto, terá de reverter um quadro desfavorável em mais de uma ponta. Os equipamentos para a prática do golfe ainda são mais caros do que em relação a outros esportes no país, algo que dificulta a entrada de novos atletas e reforça a imagem de modalidade elitista. A carência de campos adequados, por outro lado, também complica a missão da agência.

“Em um primeiro momento, é mais caro, mas existem soluções. Eu mesmo comecei a jogar no Brasil com equipamentos usados. Existe um mercado de segunda mão bastante grande. E nós vamos trabalhar para baratear custos, tornar campos mais acessíveis e fazer com que o golfe se torne cada vez mais comum”, explica Gesner Filoso, sócio da Shark&Lion.