A Fórmula 1 divulgou os resultados do quarto trimestre de 2024 e atingiu US$ 3,65 bilhões de receita no ano. É a quarta vez consecutiva que a principal categoria do automobilismo mundial, que pertence à Liberty Media, registra crescimentos na arrecadação.
Desta vez, a F1 obteve um aumento de 13,4% em comparação com o ano anterior, quando registrou receita de US$ 3,2 bilhões. As principais fontes de arrecadação foram direitos de transmissão, promoção de corridas e patrocínios, que correspondem a 32,8%, 29,3% e 18,6% do total, respectivamente.
As receitas de direitos de transmissão cresceram por conta de aumentos contratuais e do crescimento contínuo na quantidade de assinantes da plataforma F1 TV.
A arrecadação com promoções de corridas, por sua vez, cresceu principalmente pela realização de duas etapas a mais, na China e em Ímola, na Itália. O segmento foi impactado negativamente pelo GP de Las Vegas, que não rendeu o esperado com ingressos e hospitalidade.
A receita com patrocínios também cresceu com a realização de novos acordos. A F1 renovou com a DHL por US$ 40 milhões anuais e com a Crypto.com por US$ 20 milhões, ambos até 2030. A parceria com o Grupo LVMH, fechado por dez anos, passou a contar apenas em 2025.
No quarto trimestre, a categoria arrecadou US$ 60 milhões a menos do que no mesmo período de 2023. A queda no período se deu pelo GP de Las Vegas e também por conta da menor quantidade de corridas realizadas proporcionalmente: foram 6 das 24 etapas, contra 6 das 22 no ano anterior.
“Estamos igualmente otimistas sobre 2025, pois marcamos o 75º aniversário da F1, o que proporcionará um impulso incremental para nossa marca, e celebramos esse marco dando as boas-vindas a toda a comunidade da F1 para um primeiro evento de lançamento de temporada na O2 Arena em fevereiro”, disse Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1.
“Esse sucesso comercial é combinado com a excitação na pista, pois esperamos uma competição mais intensa após o campeonato altamente competitivo da temporada passada e damos as boas-vindas a vários pilotos novatos no grid”, acrescentou.
Audiência
O relatório divulgado pela Liberty Media também apontou crescimento na audiência da Fórmula 1. A categoria teve público de 6,5 milhões em 2024, o que representa um aumento de 9% em comparação com 2023.
Além disso, a F1 contou com 1,6 bilhão de espectadores acumulados na televisão ao redor do mundo e 93 milhões de seguidores nas redes sociais, 22,5 milhões a mais do que o número de seguidores registrado no ano anterior.