Os esportes femininos têm vivido uma crescente de popularidade e audiência, o que atrai os olhares e investimentos das marcas. Na visão de Roberta Nina Cardoso e Angélica Souza, sócias do Dibradoras, porém, o futebol feminino brasileiro ainda precisa de uma maior constância nas parcerias.
No Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, as jornalistas e empreendedoras defenderam que as grandes marcas ainda não encaram o futebol feminino como uma possibilidade primária de patrocínio, como acontece com a modalidade praticada pelos homens, por exemplo.
“Tem mais dinheiro entrando, mas ainda é um dinheiro incerto. Não há tanta constância, de ter investimentos de longo prazo no futebol feminino ou em uma atleta. Eles são feitos de forma pontual. Os grandes patrocinadores não assinam por cinco anos”, ponderou Angélica Souza.
“O mercado ainda faz uma espécie de teste. Acho que ele pode ser usado de uma forma muito mais estratégica, de longo prazo, já pensando na Copa do Mundo Feminina de 2027 [que será no Brasil], de uma maneira que as marcas realmente finquem o pé no território do futebol feminino”, completou.
Para Roberta Nina Cardoso, o equívoco de estratégia também se dá pela maneira como os patrocínios tratam as ativações. A jornalista apontou que existe um foco maior em jogos decisivos e atletas de destaque, enquanto o restante é ignorado.
“Parece que passam a temporada inteira investindo, mas sem ter um produto, uma campanha, um mote. Aí, quando chega em semifinal ou final, querem ativar tudo de uma vez. Você patrocinou o campeonato inteiro e só agora quer falar sobre isso?”, comentou.
“Às vezes, procuram canais e pessoas, e fazem campanhas com mensagens que não chegam ao público. Existem muitas adaptações que precisam ser feitas, principalmente do tempo das coisas. Se vai patrocinar um campeonato que dura meses, sua ativação deve ser permanente, não tem que aparecer na decisão ou na grande atleta”, acrescentou.
Durante a participação no Maquinistas, Roberta Nina Cardoso e Angélica Souza também exploraram a criação do Dibradoras, canal de mídia focado nos esportes femininos, e as necessidades de evolução da equidade de gênero no ambiente esportivo profissional.
O episódio do Maquinistas apresentado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez, com participação de Roberta Nina Cardoso e Angélica Souza, sócias do Dibradoras, irá ao ar nesta terça-feira (11), às 19h (horário de Brasília), no canal da Máquina do Esporte no YouTube: