A Aliança Global de Integridade Esportiva (Siga, na sigla em inglês) anunciou Marina Fuzeti Fagali, gerente sênior de relações públicas e institucionais do Grupo Chiliz no Brasil, como a mais nova mentora do seu programa global de desenvolvimento de lideranças femininas no mercado esportivo.
Junto a outras cerca de 150 mentoras, Marina auxiliará no desenvolvimento de futuras profissionais e potenciais líderes nas áreas de Comunicação, Marketing e Relações Institucionais para o setor.
“Fazer parte do programa de mentoria da Siga é uma honra e uma grande responsabilidade. A indústria do esporte ainda tem um longo caminho a percorrer em termos de equidade de gênero, e poder contribuir para o desenvolvimento de futuras líderes é algo que me motiva profundamente, pois está diretamente relacionado a tudo que me trouxe até aqui”, disse Marina Fagali.
“A Siga Women tem o prazer de dar as boas-vindas a Marina Fagali como mentora do Programa de Mentoria Feminina de 2025. Com o crescimento da iniciativa, já asseguramos mais de 130 mentoras de 43 países, incluindo uma forte representação do Brasil, aproximando-nos da nossa meta de 150 mentoras”, acrescentou Katie Simmonds, presidente do conselho da Siga Women.
O programa, que entra em sua sexta edição em 2025, tem como objetivo capacitar e impulsionar futuras líderes no esporte, promovendo maior diversidade dentro da indústria.
Desde sua criação em 2018, o programa de mentoria da Siga já impactou mais de 350 mulheres, criando uma comunidade digital de apoio e crescimento conjunto. O programa permite que as mentoras conciliem suas agendas na indústria esportiva com o acompanhamento de suas mentoradas.
Cada participante é pareada com uma jovem profissional com interesse na mesma área de especialização, e juntas participam de oito sessões digitais em grupo e seis sessões particulares ao longo do ano, abordando temas essenciais para o desenvolvimento profissional e de liderança.
Experiência
Marina Fuzeti Fagali é formada em Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP), e pós-graduada em Marketing Esportivo pelo Instituto Johan Cruyff, em Barcelona, na Espanha. Há cerca de dois anos e meio, atua como gerente sênior de relações públicas e institucionais do Grupo Chiliz no Brasil, representando a blockchain voltada para o setor esportivo, criadora dos fan tokens e da plataforma Socios.com, em questões corporativas e regulatórias no país.
Com mais de 14 anos de experiência e passagem por grandes agências globais de assessoria de imprensa, ela possui um portfólio estratégico e uma visão ampla dos negócios, utilizando a comunicação como pilar fundamental para o crescimento sustentável das empresas pelas quais já atuou.
“A troca de experiências e o apoio entre mulheres é essencial para impulsionar mudanças estruturais e abrir novos caminhos para as próximas gerações, tornando o setor esportivo mais plural e inclusivo, além de reforçar seu potencial no desenvolvimento e transformação social”, exaltou a executiva.