A seguradora Mongeral Aegon vai ratificar neste fim de semana uma aposta para o mercado brasileiro. Meses depois de ter trazido o Ajax para um amistoso contra o Palmeiras, a empresa realizará um torneio de base e mostrará que o futebol é mesmo um dos pilares de sua comunicação para 2012.
A competição será realizada entre times sub-17 de Desportivo Brasil, Fluminense, Grêmio e Palmeiras. O vencedor viajará à Holanda em abril deste ano para disputar a Aegon Future Cup, que já tem presenças confirmadas de Barcelona, Bayern de Munique, Manchester United, Ajax e Ajax Capetown.
Todos os jogos da seletiva brasileira serão realizados nas dependências do Desportivo Brasil, time da agência de marketing esportivo Traffic. As instalações são situadas em Porto Feliz, no interior de São Paulo.
No sábado, os quatro times se enfrentarão em turno e returno, com jogos de dois tempos de 30 minutos. No domingo, disputarão semifinais e a decisão do classificado para a fase holandesa do certame.
A competição tem a Mongeral Aegon como única patrocinadora. O torneio foi desenvolvido para trabalhar apenas a marca do proprietário, que desejava aumentar sua participação no futebol e fortalecer um vínculo com a comunicação que é desenvolvida em outras partes do planeta.
“No ano passado, quando nós começamos a pensar em que tipo de investimento nós tínhamos de fazer para divulgar a marca, fomos ver o que havia no mercado. Pensamos em hipóteses clássicas, como TV e imprensa, mas isso nos faria gastar milhões de reais que não temos. Apesar de sermos uma companhia que há oito anos cresce mais de dois dígitos, não temos disponibilidade orçamentária. Além disso, campanhas são importantes nos dias em que estão no ar, mas depois se esgotam”, ponderou Nuno David, diretor de marketing da Mongeral Aegon.
A empresa desenvolveu então uma plataforma focada no futebol de base. Além do campeonato deste fim de semana, a seguradora fará três clínicas de fins de semana na sede do Desportivo Brasil, uma em cada trimestre do ano. No total, o projeto futebol custará R$ 1 milhão aos cofres da seguradora.
“A intenção neste ano é testar o modelo. A partir de 2013, queremos alargar o escopo. Há uma ideia do nosso presidente, por exemplo, que é montar pequenas academias regionais ou uma academia itinerante para trabalhos de capacitação de jovens em todo o país”, completou David.
O torneio deste fim de semana e as clínicas trimestrais serão desenvolvidos em parceria com a Traffic. Além das instalações, a empresa fornecerá todo o estafe técnico para os eventos – a montagem da tabela do campeonato e a seleção dos garotos para as treinos, por exemplo.
O contrato da Mongeral Aegon com a Traffic é renovável, mas tem duração inicial de três anos.
“A lógica é associar a marca a atividades que também projetam a pessoa para o futuro, como bem estar e qualidade de vida. Investir no esporte tem a ver com isso. Além disso, o futebol no Brasil tem uma transversalidade social que poucos outros esportes têm. E como nós temos produtos que vão do mais rico ao menos rico, precisávamos de algo que falasse a todos”, encerrou o diretor de marketing da seguradora.