Após o Coritiba ter criado campanha para evidenciar as qualidades do Estado do Paraná, o Goiás decidiu repetir a estratégia, com foco na própria origem. A equipe apresentou o “Nosso clube, nosso Estado”, ação que irá ganhar espaço nas mídias goianas a partir desta semana, com inserções nas afiliadas da Rede Globo e na Sportv, canal da TV paga pertencente ao grupo carioca voltado para esportes.
“Como nós temos inserções na Globo, por causa da negociação que fizemos dos direitos de transmissão, vamos usar parte delas para divulgar essa campanha que está sendo feita. Vamos colocá-la também no Sportv para falar do projeto”, afirma Marco Goulart, gerente de marketing esmeraldino. Outras mídias, como rádio, impressos e mesmo propriedades no entorno do clube também serão usadas.
A primeira parte da campanha montada pelo Estado de Goiás foi o lançamento do terceiro uniforme, feito com base nas cores da bandeira local, composta pelas cores azul, amarelo e verde. Ao time e à Lotto, fornecedora de materiais esportivos responsável pela confecção da peça, atrelar a camisa a uma causa “nobre” também serve como incentivo para que o torcedor a consuma com maior apetite.
Depois de engajar a torcida com a terceira camisa e o plano de comunicação, o Goiás pretende estimulá-la a adquirir pacotes de pay-per-view da Globo. Segundo o contrato assinado no último ano, o montante recebido pela equipe cresce à medida que essa modalidade é consumida pelo público. “E no mês que vem, aniversário do clube, vamos juntar as comemorações à campanha pelo Estado”, acrescenta.
Com mote bastante similar, o Coritiba lançou no início de fevereiro deste ano o “Amo minha terra, torço pelo meu Estado”. A campanha paranaense, bem como a goiana, tem como objetivo fazer com que a população do respectivo Estado torça por equipes dele, em vez de Corinthians, Flamengo, entre outros times paulistas e cariocas que normalmente têm altas taxas de torcedores mesmo distantes da origem.