Localizada no noroeste da Península Ibérica, a Galiza carrega uma série de peculiaridades, a começar pelo idioma, que possui a mesma origem do português.
Ao longo de mais de mil anos, esta que hoje é uma região autônoma espanhola conseguiu resistir e prosperar, preservando suas raízes e identidade, mesmo em meio às disputas envolvendo as grandes potências europeias.
O nome dessa terra serviu de inspiração para José María Rivera Corral criar, em 1906, a Estrella Galicia, marca que está presente em cerca de 50 países, incluindo o Brasil, onde atua há 14 anos.
“No começo, essa presença era mais tímida. Nos últimos tempos, adotamos uma estratégia de expandir a marca no país”, afirmou Renata Cecco, diretora de marketing da Estrella Galicia no Brasil.
Esporte tem papel estratégico
Sediada na cidade de Coruña, a Estrella Galicia preserva, tal como a terra que lhe empresta o nome, algumas características bem particulares.
Em um mercado cada vez mais dominado por potências como AB Inbev e Heineken, a empresa segue operando de maneira independente nos países onde está presente.
A Corporation Hijos de Rivera (Corporação Filhos de Rivera, em tradução livre) possui gestão 100% familiar e atualmente é comandada pela quinta geração dos descendentes do fundador.
O esporte tem sido um dos principais pilares da estratégia de marketing da Estrella Galicia, juntamente da gastronomia e da música.
“O esporte possui um papel muito integral não apenas por gerar conhecimento de marca, mas porque ajuda a transmitir nossos valores ao público”, explicou Renata.

As parcerias esportivas da marca possuem alguns focos principais, entre eles reforçar os laços com sua região de origem e também com a Espanha de um modo geral.
No futebol, a marca é patrocinadora máster de Celta de Vigo e Real Valladolid, que disputam a LaLiga EA Sports, primeira divisão espanhola.
Já na LaLiga Hipermotion, segunda divisão do país, a Estrella Galicia é patrocinadora principal de Lugo, Racing de Ferrol, Ponferradina e Arenteiro, além de possuir parceria com o Ourense. Isso sem contar o Deportivo La Coruña, em um contrato que já dura 17 temporadas.
Esportes a motor
Os esportes a motor são outro ponto relevante da estratégia da empresa. Neste caso, também, a empresa buscou inicialmente valorizar suas raízes, com o patrocínio ao piloto de Fórmula 1 Carlos Sainz, da Williams. Hoje, ela segue com a parceria com o espanhol, além de estar presente na equipe McLaren.

No último Grande Prêmio de São Paulo, realizado no ano passado, a empresa reuniu os pilotos Lando Norris e Oscar Piastri, da McLaren, para um bate-papo mediado pelos brasileiros Rubens Barrichello e Christian Fittipaldi.
Tanto na Fórmula 1 quanto na parceria global com a MotoGP, os patrocínios buscam impulsionar a marca de cerveja zero álcool Estrela Galicia 0,0.
“Os esportes a motor são uma plataforma importante para trabalhar a Estrella Galicia 0,0 e mostrar que a cerveja sem álcool pode ser saborosa e apreciada em diversas ocasiões”, disse Renata.
Conexões locais
No Brasil, a estratégia da Estrella Galicia consiste em se associar a atletas locais para, segundo Renata, “falar o português melhor”.
Em vez de buscar situações mais óbvias como o futebol masculino (modalidade mais popular entre os brasileiros) ou times de grande torcida, a marca tem apostado em nichos bem específicos.
“Se eu fosse jogar o mesmo jogo da concorrência, não iria ganhar. Por isso, optamos por firmar parcerias que transmitem valores importantes para nós, como independência, origem e artesanalidade”, enfatizou Renata.
Partindo dessa lógica, no ano passado, a Estrella Galicia fechou com o surfista de ondas gigantes Lucas Chumbo como embaixador.
Além disso, a marca foi a cerveja oficial da última edição do Showbol, realizada no Rio de Janeiro (RJ) em 2024 e que reuniu nomes como Richarlyson, Ricardo Quaresma e Romário.
Para fechar, a Estrella Galicia também é patrocinadora da equipe feminina da Ferroviária, de Araraquara (SP).
“É um time muito bem-sucedido e que tem jogadoras aguerridas”, resumiu Renata.
De acordo com ela, a estreia da etapa brasileira da MotoGP em 2026 é uma das grandes expectativas da marca para os próximos meses. Segundo a executiva, a ideia é construir parcerias perenes no esporte.
“Quando assumimos alguma propriedade, temos sempre a preocupação de que esse vínculo seja duradouro, para que possamos crescer juntos”, explicou.