A Asics anunciou, nesta segunda-feira (12), um embaixador no mínimo diferente: um cachorro. Conhecido como Felix, o cão servirá como símbolo da nova campanha da marca japonesa, chamada de “Mind’s Best Friend” (“O Melhor Amigo da Mente”, em tradução livre), que mostrou que os cachorros são os “maiores motivadores do movimento, impulsionando milhares a se exercitarem para o benefício da saúde física e mental”.
A decisão foi tomada após a realização de uma pesquisa global feita pela marca. Feito em 14 países, englobando todos os continentes do planeta, o levantamento destacou o papel que o animal desempenha na quantidade de movimento do seu dono e o impacto positivo disso no bem-estar mental humano. Nada menos que 65% dos donos de cães disseram que o “melhor amigo” é o principal motivador de movimento, superando familiares, celebridades e personal trainers.
Além disso, 79% dos donos relataram que se sentem menos estressados, e 83% se sentem mais felizes após se exercitarem com seus cães.
No Brasil, os resultados seguiram a mesma tendência: 43% dos tutores disseram que seus cachorros são um dos principais motivadores para se movimentar, ficando atrás apenas da família ou amigos (48%), mas muito à frente de personal trainers (9%) e celebridades (7%). Para se ter uma ideia, 72% dos brasileiros que não possuem cães afirmaram que se exercitariam mais se tivessem um.
Por fim, o estudo também revelou que tutores brasileiros são 29% mais propensos a atingirem as diretrizes recomendadas de atividade física, acumulando, em média, 200 minutos de atividade por semana, em comparação a 150 minutos entre os que não têm cães.
Felix
Com base nos resultados, a Asics foi atrás de escolher um cachorro que simbolizasse esse “incentivo canino”. O escolhido foi Felix, conhecido na internet como “Felix The Samoyed”, que atualmente possui 1,2 milhão de seguidores apenas no Instagram. Ele será o principal “porta-voz” da marca durante a campanha, ao promover sua paixão por caminhadas e corridas.
“A nova pesquisa da Asics revela o quanto os cães influenciam nossos níveis de atividade física e nosso estado mental. Os donos desse ‘pet’ são muito mais propensos a cumprir as recomendações de atividade física e têm um humor significativamente mais elevado. De fato, 84% dos donos sentem uma melhora no humor depois de se movimentarem com seus cães”, ressaltou Brendon Stubbs, professor do King’s College London.
Segundo o estudioso, ao analisar as pontuações do “Índice State of Mind”, uma medida geral de bem-estar mental, ele descobriu que os donos de cachorro possuem pontuações em média 18% mais altas do que os não donos (61/100 x 51/100), sendo que 4 em cada 5 donos (81%) afirmam que se exercitar com seu cão melhora seu bem-estar mental.
O estudo também apontou que donos de cachorros têm 31% mais probabilidade de atender às diretrizes de atividade física, com uma média de 210 minutos de exercício por semana.
“A campanha ‘Mind’s Best Friend’ celebra justamente essa conexão poderosa entre humanos e cachorros, e o quanto ela pode transformar nossa saúde mental por meio do movimento. O simples ato de sair para passear com seu cachorro pode mudar o dia de alguém, e até ser o início de uma vida mais ativa”, destacou Constanza Novillo, diretora de marketing da Asics na América Latina, que participou recentemente do Maquinistas, o podcast da Máquina do Esporte.
Para homenagear o papel que os cães desempenham na motivação para o bem-estar mental dos humanos, a Asics decidiu convidar as pessoas a nomearem seus próprios cachorros para que tenham a chance de se tornarem embaixadores oficiais da empresa. Os cães selecionados se tornarão influenciadores da marca, compartilhando conteúdos que mostram o poder de uma simples caminhada ou corrida para elevar o humor dos humanos.
Cada selecionado receberá um kit oficial da campanha, com equipamentos e acessórios personalizados, além de um par de tênis da Asics para seu tutor humano. Para nomear seu cachorro, basta acessar este formulário.
“Ninguém nos motiva mais a nos mover para o corpo e a mente do que nossos amigos caninos. Todos os dias, em todo o mundo, esses animais nos motivam a calçar os tênis, sair de casa e nos movimentar. Nossa missão na Asics é encorajar o maior número possível de pessoas a sentir o poder revigorante do movimento. Estamos muito felizes em assinar com Felix como nosso embaixador oficial e em compartilhar com o mundo o amor contagiante dos cães pelo movimento, inspirando todos a se moverem também”, concluiu Gary Raucher, diretor de marketing global da Asics.