A cidade do Rio de Janeiro (RJ) será sede do Mundial de Tênis de Mesa de 2029, que contará com eventos de simples e duplas. O anúncio foi feito nesta terça-feira (27), durante a Assembleia Geral da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, na sigla em inglês), em Doha, no Catar.
Para conquistar esse direito, a capital fluminense bateu três concorrentes: Berlim (Alemanha), San José (EUA) e a China, que ainda não havia definido uma cidade específica. O Rio de Janeiro liderou as três rodadas de votação, e a eleição foi confirmada com a vitória sobre a China na última delas, por 131 votos a 68.
LEIA MAIS: CazéTV e Sportv obtêm boa audiência com Hugo Calderano no Mundial de Tênis de Mesa
Será a primeira vez que a competição será realizada nas Américas. E o anúncio acontece no melhor momento da modalidade no país na história, com resultados expressivos seguidos de Hugo Calderano, que, em poucas semanas, foi ouro na Copa do Mundo de Macau e prata no Mundial disputado na semana passada justamente no Catar.
Além disso, o brasileiro já havia ficado na quarta colocação nos Jogos Olímpicos de Paris no ano passado, além de frequentar o Top 10 do ranking mundial há algum tempo.
No feminino, Bruna Takahashi também tem se destacado, conquistando recentemente alguns dos melhores resultados na história do país.
“Realizaremos o maior Campeonato Mundial de todos os tempos. O Brasil tem desbravado fronteiras no tênis de mesa, graças a um trabalho muito sério da CBTM [Confederação Brasileira de Tênis de Mesa], dos treinadores, dos atletas e de toda a comunidade do esporte no país. O Rio estará de braços abertos para receber o mundo mais uma vez”, afirmou Vilmar Schindler, presidente da CBTM.
“Pela primeira vez, o Campeonato Mundial de Tênis de Mesa virá para as Américas. E tinha que ser para a Cidade Maravilhosa, para a nossa capital olímpica. Agradecemos a confiança da ITTF e da comunidade internacional do tênis de mesa. Faremos um campeonato inesquecível”, ressaltou Alaor Azevedo, assessor especial da CBTM e vice-presidente da ITTF.
Antes do Rio de Janeiro receber o evento, no entanto, ele passará por outras cidades espalhadas pelo mundo. O Mundial de 2026 (apenas por equipes) será em Londres (Inglaterra), enquanto o de 2027 será em Astana (Cazaquistão) e o de 2028 (apenas por equipes) será em Fukuoka (Japão).
Vale lembrar que não é a primeira vez que a cidade do Rio de Janeiro é escolhida para um Mundial inédito no país. Em agosto deste ano, por exemplo, a capital fluminense receberá o Mundial de Ginástica Rítmica. Coincidentemente ou não, a modalidade também atravessa o melhor momento de sua história no país, com destaque especial para Bárbara Domingos.