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CBF usa redes sociais em busca de reconexão com torcedor e Geração Z

Confederação reativa transmissão de jogos no YouTube e foca em conteúdos virais em plataformas como Instagram e TikTok

Vini Jr. comemora gol contra o Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 - Rafael Ribeiro / CBF

Vini Jr. comemora gol contra o Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 - Rafael Ribeiro / CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem buscado se reconectar com o torcedor e rejuvenescer sua base de fãs através de ações digitais desenvolvidas no último mês. Desde a chegada de Samir Xaud à presidência, é nítida a importância dada pelo novo presidente a ações nas redes sociais com posts virais e com potencial de produzir engajamento.

Logo na chegada do dirigente ao poder, a CBF investiu bastante na cobertura exaustiva da apresentação do técnico Carlo Ancelotti para comandar a seleção brasileira.

Foram mostrados detalhes da chegada do treinador ao Brasil, suas impressões, bastidores e programação de eventos, como visita ao Cristo Redentor ou a preparação de um churrasco para o técnico experimentar uma típica comida brasileira. O story, compartilhado no Instagram, com a chegada de Ancelotti ao Brasil foi o destaque nesse período, com 2,6 milhões de visualizações.

“O digital está no centro da nossa estratégia de comunicação. Se queremos nos conectar aos jovens, temos que falar a linguagem deles, buscar os formatos em que eles engajam, estar nas plataformas que eles consomem”, afirmou Samir Xaud, presidente da CBF, à Máquina do Esporte.

Instagram

A atenção maior dada às contas oficiais da entidade nas redes sociais já gerou resultados. Em um mês, a conta oficial da CBF no Instagram conquistou 640 mil novos seguidores, o que representa um aumento de 3,65% nos primeiros 30 dias de Xaud como presidente.

Nesse período, os conteúdos compartilhados por lá tiveram 331 milhões de visualizações, segundo números divulgados pela CBF. Houve crescimento de 172% em relação ao mês anterior, o último período de Ednaldo Rodrigues como presidente, alcançando 34,2 milhões de usuários.

Rodrigues acabou afastado pela Justiça  em maio. Fernando Sarney, nomeado interventor, programou a realização de uma nova Assembleia Eleitoral. Com apoio expressivo das federações estaduais, Xaud acabou sendo o nome de consenso para ser alçado à presidência.

“Nossa missão é aumentar a relevância do digital da CBF, mostrando muito conteúdo de bastidores, como fizemos com a seleção na última Data Fifa, e comunicando o futebol de uma forma leve, como estamos fazendo na Copa do Mundo de Clubes”, destaca o novo presidente.

No primeiro mês sob a nova gestão, houve 16,4 milhões de interações com os conteúdos postados na conta da CBF no Instagram. Isso representa um crescimento de 216% em relação aos 30 dias anteriores.

O post de maior destaque foi o que mostrou o gol de Vini Jr contra o Paraguai, com 14,8 milhões de visualizações e 1,2 milhão de interações. O gol deu a vitória ao Brasil e garantiu a seleção na Copa do Mundo 2026.

Ancelotti no Cristo Redentor: CBF aproveitou visita para fazer ação de engajamento com torcida - Rafael Ribveiro / CBF
Ancelotti no Cristo Redentor: CBF aproveitou visita para fazer ação de engajamento com torcedores – Rafael Ribveiro / CBF

YouTube

Uma das iniciativas foi o retorno às transmissões de jogos no canal da CBF no YouTube. Havia quase três anos que a confederação tinha deixado de exibir partidas das quais detinha os direitos, como jogos das seleções de base.

Nesta semana, foram transmitidos dois amistosos da seleção brasileira masculina sub-17, ambos contra o México. Há projeto para exibir mais partidas, seja de clubes ou da própria seleção, desde que os direitos não tenham sido vendidos a nenhuma empresa de mídia.

“A CBF terá a transmissão de 100% dos jogos das seleções brasileiras, seja masculina, feminina, adulta ou categoria de base. O que não for negociado, a CBF vai exibir. Neste momento estamos fazendo um inventário do que a confederação pode colocar em seu canal no YouTube”, conta Fabio Seixas, diretor de comunicação da CBF.

Entre os projetos também está a montagem de uma programação para seu canal no YouTube.

“Não será só transmissão de jogos. Vamos ter uma grade. TV é hábito. O Samir pediu para a diretoria de comunicação um estudo e propostas de programas. Isso agora está sendo estudado” conta Seixas.

TikTok

Outra aposta da CBF é no TikTok, plataforma chinesa de vídeos curtos muito popular entre a Geração Z. A ideia, com isso, é rejuvenescer a base de fãs da seleção brasileira.

Nessa iniciativa, a confederação parte atrasada. Por conta de um contrato de patrocínio com a Kwai, concorrente direta do TikTok, a CBF estava impedida de ter um perfil na plataforma. O contrato foi encerrado em 2023.

Desde então, a entidade pôde criar sua conta oficial no TikTok, que hoje conta com 564,6 mil seguidores, número ainda baixo comparado outras potências do futebol, como Alemanha (1,1 milhão),Itália (1,8 milhão), Argentina (2,8 milhões), Espanha (4,1 milhões), Inglaterra (10 milhões) e França (14 milhões).

“A ideia é investir nesses novos formatos para falar com o público jovem. É preciso adotar a linguagem do torcedor. Não adianta fazer comunicação do jeito que se fazia dez anos atrás. É preciso renovar”, prega Seixas.