Pular para o conteúdo

Barcelona garante € 43,6 milhões anuais em patrocínios com novo Camp Nou

Estratégia comercial do clube com estádio já acumula € 331,1 milhões em contratos

Camp Nou poderá receber até 110 mil torcedores após reformas - Divulgação

O Barcelona deverá ter ganhos comerciais significativos com o novo Camp Nou. O estádio ainda está sendo reformado, mas ainda assim já gerou acordos para o clube que irão gerar € 43,6 milhões anuais.

A intenção do Barça com o projeto Espai Barça (Espaço Barça, em catalão) era transformar o Camp Nou em uma plataforma para geração de receitas recorrentes, sustentáveis e de longo prazo. Para isso, a reforma teve como um dos focos a criação de camarotes e assentos de alto padrão, que triplicarão em comparação com o antigo Camp Nou.

A estratégia também envolveu uma intensa busca por novos patrocínios, principalmente com marcas próximas do segmento B2B, que realizam transações entre empresas e buscam construir relacionamentos corporativos e estratégicos em torno do Espai Barça.

O Barcelona, então, fechou com parceiros para diversos segmentos, como tecnologia, conectividade, segurança, sustentabilidade e serviços premium, entre vários outros. HPE, Fortinet e Orange, Artemeter, Figueras, Carrier, Disano, Fever, Roca, Raventós-Codorníu, Eheim Mobel, Panasonic, TK Elevator e Ciments Molins estão envolvidos no programa.

Parceiros globais do clube também se envolveram no projeto. Além do Spotify, dono dos naming rights do estádio, marcas como Spotify, Nike, Ambilight TV (Philips), Cupra, Damm, Konami, HMD, Bimbo e Prime possuem direitos sobre os ativos do Espai Barça.

Arrecadação

A estratégia comercial robusta tem gerado bons frutos. Em nota compartilhada em seu site oficial, o Barcelona divulgou que o Espai Barça já tem uma receita anual de patrocínios garantida de € 43,6 milhões.

Considerando todos os contratos, o clube espanhol já garantiu € 331,1 milhões. Desse montante, € 44,6 milhões vêm de parceiros específicos do Espai Barça, enquanto € 286,5 milhões vêm de patrocinadores globais do Clube com direitos sobre os ativos do estádio.

Os números demonstram a capacidade gerada pelo Barcelona em transformar o novo estádio em um ativo comercial de grande valor, que deve gerar receitas significativas para o futuro do clube. Além dos ganhos comerciais, a esturutra também deverá aumentar valores de matchday e outras experiências.

O projeto Espai Barça envolve o investimento de mais de € 1 bilhão. Além do Camp Nou, que terá capacidade para 110 mil torcedores, as obras também incluem a reformulação de outras instalações do Barcelona.