Parlamentares da Inglaterra apresentaram uma proposta de emenda ao Projeto de Lei de Governança do Futebol para fazer com que pelo menos 10 partidas da Premier League sejam transmitidas na televisão aberta por temporada.
A proposta foi feita por representantes do Partido Liberal Democrata e envolveria até mesmo outras competições, como a final da Copa da Liga Inglesa e as decisões dos playoffs das divisões inferiores (Championship, League One e League Two).
A resposta do Departamento de Cultura, Mídia e Esporte, porém, não foi positiva. O órgão afirmou não ter intenção de rever o “regime de eventos listados” pela proposta.
“Todos nós queremos ver mais partidas sendo televisionadas em sinal aberto, mas isso deve ser ponderado em relação ao investimento. Não seria apropriado que o regulador intervisse em decisões comerciais entre as emissoras e os detentores de direitos”, comentou Stephanie Peacock, Ministra do Esporte, Mídia, Sociedade Civil e Juventude e membro do Partido Trabalhista.
De qualquer forma, a proposta não deverá avançar, já que o Parlamento é dominado pelo Partido Trabalhista, que deverá se opor a tal movimentação.